• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Interpretação de Texto: o que não fazer no Enem

A essa altura, você já deve estar cansado de saber que interpretação de texto é super importante para mandar bem no Enem. Para fazer o Exame, você precisa desenvolver essa habilidade e ficar sempre atento aos significados dos enunciados e das alternativas!

CONHEÇA OS TEMAS DE ATUALIDADES QUE PODEM CAIR NO ENEM!

Para garantir que você não cometa nenhum erro na prova por ter entendido mal um texto ou até uma frase, selecionamos algumas atitudes relacionadas à interpretação de texto que você não pode fazer de jeito nenhum! Confira agora:

Não perca muito tempo em uma questão

Vários candidatos acham que não devem insistir muito tempo na mesma questão, mas é preciso entender por quê e quando isso deve ser aplicado.

O que não é recomendado é que você fique quebrando a cabeça para resolver um exercício por muito tempo, perdendo minutos preciosos que você poderia usar para responder outras mais fáceis e/ou que você manja mais da matéria. Mas isso não quer dizer que você deva abandonar a questão porque não conseguiu resolvê-la de cara! O importante aqui é adiantar outros exercícios e voltar àqueles que faltam ao final do seu tempo de prova – inclusive, muitas vezes a solução vem mais fácil na segunda tentativa!

Não ignore os textos da prova

Com uma prova tão grande, seu primeiro impulso é pular todos os textos e ir direto para a pergunta, certo? Mas isso não te deixará mais perto de acertar as questões – muito pelo contrário, pode te levar a cometer um erro. Você pode encontrar a resposta e/ou várias dicas nos textos de apoio!

Sabemos que os textos são grandes e que, depois de algumas horas de prova, você não aguenta mais ver uma linha na sua frente. Mesmo assim, faça uma forcinha para ler os textos com o máximo de atenção que conseguir. Eles são muito importantes para a resolução das questões, já que podem apresentar informações super úteis para seu raciocínio e às vezes até indicar bem claramente a resposta.

Não deixe de analisar as palavras-chave dos enunciados

Já falamos sobre a importância dos textos de apoio e agora é a vez de enaltecer os enunciados. É nele que você vai descobrir exatamente o que a questão quer que você responda, então é necessário que você dê uma atenção especial aos enunciados.

A maioria das questões do Enem apresentam informações e dicas úteis para a resposta nos textos de apoio, mas só é possível encontrar o gabarito da questão a partir da especificidade, do detalhe, pedido no enunciado – é ele que vai te dizer que parte da matéria você deve acessar e direcionar seu raciocínio!

Não responda a primeira alternativa que pareça estar certa

Como dissemos no tópico anterior, dificilmente você vai encontrar no Enem um texto de apoio que seja uma pegadinha ou apresente informações falsas. Eles realmente te ajudam a encontrar a resposta, mas podem te confundir ao olhar as alternativas!

Por isso, use as dicas dos textos de apoio, mas foque 100% no enunciado, analisando as opções de acordo com o que está sendo pedido – a resposta certa depende totalmente disso!

Não tente fazer muitas questões ao mesmo tempo

Atenção plena na hora do Enem! Organize-se, defina uma estratégia para realizar a prova e faça apenas uma questão por vez, focando toda sua atenção nela.

Fazer várias questões ao mesmo tempo pode parecer tentador, que vai adiantar sua vida, mas a possibilidade de te deixar perdido e confundir informações dos enunciados é imensa! Melhor confiar no bom e velho “fazer uma coisa de cada vez”, lendo os textos de apoio e o enunciado e analisando as alternativas com cuidado.

Depois dessas dicas duvido que você vá errar uma questão por falta de atenção aos textos – tanto os de apoio, quanto o enunciado! Então, partiu arrasar na interpretação de texto na prova do Enem? 😀