• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Ciências Humanas: o que não fazer no Enem

Chegou a vez de falarmos sobre os erros que você deve evitar na prova de Ciências Humanas! Nosso time de professores fez uma lista do que não fazer no Enem nas questões desta área de conhecimento para te ajudar a focar no que é essencial para passar. Se liga só! 👇

CONFIRA AQUI O GUIA DE COMO ESTUDAR A 5 SEMANAS DO ENEM

Se perder nos textões

A prova de Ciências Humanas é conhecida pelos seus enunciados enormes. Esse é justamente o medo de vários alunos: se enrolar com o enunciado da questão em meio a tanta informação para absorver. Além disso, ler a mesma questão várias vezes sem entender pode te fazer perder tempo – que é super precioso quando falamos de Enem. Sabemos que a prova de Ciências Humanas tem um vocabulário mais “encorpado” – muitos termos que não usamos no dia a dia. Isso sem falar que a própria prova é muito cansativa por termos que prestar atenção o tempo todo.

Para evitar esse problema, uma dica fundamental é fazer uma leitura ativa do texto.  Sublinhe as palavras principais ou ideias centrais enquanto você lê o enunciado. Também é  válido puxar setas durante a leitura escrevendo da sua maneira o que entendeu do texto. Essas  são boas formas de organizar suas ideias sem ter que passar o olho pelas questões mais de uma vez!

Ler as questões pensando em outra coisa

O modelo de questão Enem raramente cobra conhecimentos específicos sem dar uma dicazinha no texto ou no enunciado. É muito comum errarmos questões por marcar uma alternativa que parecia super certa, mas não atende a ideia principal do texto. Por isso, muito cuidado ao que o enunciado está, de fato, pedindo!

Se ficar em dúvida entre duas alternativas, releia o comando da questão. Vale também dar mais uma conferida nas ideias centrais da coletânea de apoio para desempatar. Sua interpretação de texto é essencial em toda a prova de Ciências Humanas. Se não souber o conteúdo em si, busque dicas na própria questão.

Ficar muito nervoso porque viu um mapa que parece complicado

Mapas e imagens são a cara da prova de Ciências Humanas! Da mesma forma que nos textos, vale a dica de interpretar os elementos visuais presentes nas questões. Puxe as setinhas interpretativas com todos os elementos que você conseguiu identificar naquele enunciado.

O nervosismo faz parte, mas você é um estudante Descomplica –  está super preparado para tudo que vier!  Mesmo que o mapa pareça complicado, não se desespere! Se você começar a anotar tudo que você leu dali, por mais óbvio que pareça, terá um monte de informações para se basear e achar a alternativa correta. Lembre de fazer tudo com calma!

Repetir para si mesmo que não é bom em Humanas e que não sabe interpretar texto

Gente, sabemos que a prova do Enem de Humanas é muito relacionada à interpretação de texto. Mesmo que você tenha mais facilidade em exatas, não se esqueça que você lê muito o dia todo. As redes sociais em grande parte são por escrito. Você também resolve as listas de exercício do Descomplica. Tudo isso é leitura!

Então, comece a preparar a sua interpretação de texto – ache as palavras e ideias centrais das frases ou parágrafos. Se leitura é um ponto fraco, busque um assunto de seu interesse e procure ler a respeito para ganhar resistência. Sabe aquela notícia maneira que você viu o título e salvou para ler depois? É por ela mesmo que você deve começar!

Anotou tudo? Essas dicas, além do seu preparo incrível, vão te garantir um desempenho incrível no Enem! Foco total nesses últimos meses pré-Enem, que está chegando o momento de você conquistar sua vaga na universidade! Estamos aqui por você! 👊