• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Física: o que não fazer no Enem

Faltando tão pouco tempo para o Enem, começa a bater aquela dúvida sobre tudo. O que fazer? O que estudar? Será que eu estou preparado? Calma, tranquilize o seu coraçãozinho! É super normal essas inseguranças surgirem na reta final para o Enem. O nosso time de professores separou algumas dicas sobre o que não fazer em cada prova. Dessa vez, chegou a vez de Física! A matéria pode ser o pesadelo de muitos alunos, mas depois de conferir essas dicas, você vai ver que não é esse bicho de sete cabeças. Vamos nessa? 😉

CONFIRA O GUIA DE COMO ESTUDAR A 5 SEMANAS DO ENEM

Ter pressa para ler as questões

Isso é super importante! Na verdade, você não deve ter pressa durante a prova inteira. Mas, no caso de Física, como otimizar esse processo? Uma boa estratégia é a de separar as informações relevantes no canto. Assim, você pode focar em olhar as informações do problema, ao invés de ler e reler enunciados gigantes. Essa dica também ajuda a organizar seu raciocínio sobre o que fazer na questão e unidades a serem utilizadas.

Bobear ao marcar o tempo

Beleza, você não deve fazer a prova com pressa. Porém, também não dá para passar 15 minutos em apenas uma questão. É importante que você resolva questões em, pelo menos, 3 minutos – esse é o tempo médio que leva para você resolver tudo. Mas, para isso, você precisa praticar muito para chegar craque no Enem.

Como fazer isso? Um exemplo: durante a sua rotina de estudos, cronometre o seu desempenho. Isso te ajuda a entender quanto tempo você leva para fazer cada questão. Vale lembrar que essas dicas de controle de tempo precisam ser utilizadas durante todo o período de estudo. Só assim, na hora da prova, o seu tempo de resolução de questão será naturalmente rápido.

Esquecer de reservar tempo para marcar o cartão resposta

Tentar marcar o cartão resposta enquanto faz a prova é uma forma quase que infalível de quebrar o seu raciocínio – e seu ritmo de resolução também. O momento de fazer a prova precisa ser dedicado apenas à prova. Única e exclusivamente para ela! A etapa de marcar o cartão resposta deve ser feita no término do Exame. Isso ajuda no processo de relaxamento pós- Exame. Procure deixar os últimos 30 minutos para o cartão que vai ficar tudo bem. 😉

Entregar a prova  super cedo

Ser o primeiro a entregar a prova proporciona diversos sentimentos para cada pessoa. Porém, um dos sentimentos mais comuns é o desespero – porque você não sabe se está fazendo certo ou errado. Mas não se preocupe com isso! O Enem é algo tem relação apenas entre você e a prova, por isso mesmo evite pensar no que os demais candidatos estão fazendo. Esse é um momento de pensar só no seu desempenho! Se você está seguro com o que fez, pode entregar que o seu trabalho está feito! 

Anotou tudo? Essas dicas, além do seu preparo incrível, vão te garantir um desempenho certo no Enem! Foco total nesses últimos meses pré-Enem que está chegando o momento de você conquistar sua vaga na universidade! Estamos aqui por você!