• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

O que levar no dia do Enem? Veja os detalhes aqui

O dia de prova do Enem quase sempre é repleto de atividades e preparação. Os candidatos devem focar suas atenções na resolução das questões e na aplicação dos conhecimentos adquiridos durante o processo de estudos. Nesse momento, é comum esquecer algumas coisas essenciais para o exame, então vale a pena saber o que levar no dia do Enem!

Pequenos detalhes podem fazer uma grande diferença no momento do exame. E como não queremos que você seja eliminado(a), vamos dar aquela força para te ajudar a separar tudo o que for necessário!

O que levar no dia de prova do Enem

Você sabia que alguns detalhes básicos como ir de óculos escuros ou relógio à sala de prova do Enem podem gerar uma eliminação?

Não queremos te assustar, é claro, mas é importante saber que pequenas falhas podem estragar um ano inteiro de preparação para o vestibular. 

É fundamental preparar um checklist de itens para levar no dia da prova do Enem. Assim, você se organiza com antecedência e não corre o risco de se esquecer de alguma coisa, né!

Além de chegar antes ao local da prova, é importante se lembrar de algumas coisas:

  • Documento de identificação com foto (só serão aceitos documentos originais e com foto, como cédulas de identidade, identificação de conselhos de classes, carteira de trabalho, passaporte, certificado de reservista e carteira de habilitação);
  • Caneta preta de material transparente (essa é a única permitida!);
  • Cartão de confirmação impresso;
  • Alimentos e água (prefira os de fácil manuseio, como biscoitos, chocolate e barras de cereal).

É imprescindível que você se lembre desses itens no dia de prova. Caso contrário, pode ter problemas para realizá-la e até ser desclassificado(a). 

Outras ações imprescindíveis são:

  1. Desligue o celular assim que entrar no local de prova. Guarde-o no porta-objetos que o fiscal entregará;
  2. Confira os dados no Caderno de Questões e verifique se todas as páginas estão presentes e não há questões difíceis de ler;
  3. Preencha a cor, transcreva a frase e registre sua assinatura. Todos os participantes devem, obrigatoriamente, marcar a cor do Caderno de Questões, bem como transcrever a frase apresentada em sua capa no Cartão-Resposta. 
  4. Permaneça na prova por duas horas e saia 30 minutos antes de seu fim, se quiser o Caderno de Questões. 

O que comer durante o Enem

Muitos estudantes se atrapalham na hora de levarem algo para comer no dia da prova do Enem. O que pode? O que não pode? Devo levar água?

Essas e outras questões fazem parte das dúvidas da maior parte dos candidatos e, por isso, a seguir, damos algumas dicas de como se alimentar durante o Enem. Dá uma olhada!

– Escolha produtos fáceis de consumir e evite os que fazem barulho ou sujeira. O chocolate é sucesso entre os candidatos (e delícia, né? 😂 ). Além de ajudar no combate à ansiedade, ele dá aquele gás de energia.

– Vale levar uma garrafinha de água para manter a hidratação;

– Quem gosta de alimentos mais saudáveis pode optar por barrinhas de cereais ou de frutas. 

Lembre-se que a preparação para o Enem inclui também a organização dos itens para a prova. Boa sorte!

Neste vídeo, a gente te lembra dos documentos importantes para fazer a prova. Vale assistir e anotar tudinho!