• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

O que estudar para passar em Medicina

Quer saber como passar em Medicina de primeira? Sabia que há formas de estudar para o vestibular seguindo os conteúdos mais exigidos no exame? Para isso, é fundamental entender o que estudar para passar em Medicina e focar seus estudos nessa direção.

Você provavelmente já sabe que a maior dificuldade do vestibular de Medicina é a grande procura pelo curso que, consequentemente, faz com que a nota de corte seja bem alta. Quem busca uma vaga no SiSU ou precisa começar a estudar para passar em Medicina deve entender isso e investir na melhor forma de se diferenciar para ser aprovado.

Com ótimas oportunidades no mercado de trabalho e universidades consideradas como as melhores, Medicina é um desafio que pode ser superado. Vem saber como!

Como estudar para Medicina do zero

Antes de começar a estudar para Medicina, é importante saber que, nos processos seletivos, como o Enem ou vestibular próprio da universidade, há algumas disciplinas cujas notas têm um peso maior do que as outras.

Elas incluem Ciências da Natureza e Redação – competências necessárias para o curso. Por isso, alunos com um conhecimento aprimorado nessas áreas têm mais chances de conseguir uma boa nota no vestibular de Medicina.

Vale a pena dar uma olhada nos temas mais relevantes de cada uma das matérias cobradas no vestibular de Medicina e se preparar pra conseguir aquele notão! 

O que estudar de cada matéria para Medicina

Como já dissemos, Ciências da Natureza e Redação são as disciplinas com maior valor no Enem. Isso não significa, é claro, que você deva relaxar nas outras – tudo importa!

Para começar a estudar para Medicina, vale focar no seguinte:

Química

Química estuda a natureza da matéria, o funcionamento do nosso organismo e as reações químicas. Essa, portanto, é uma matéria fundamental para um futuro aluno de Medicina.

No vestibular, assuntos que muito provavelmente serão cobrados são: Estequiometria, Química Orgânica, Funções Inorgânicas e Eletroquímica. Vale priorizar esses temas nos seus estudos.

De Estequiometria, é fundamental saber balancear as equações, entender como funciona o cálculo, além de compreender as Leis de Conservação de Massa e das Proporções Constantes. 

Já a Química Orgânica é a base dos sistemas biológicos. É necessário compreender as funções orgânicas, saber identificá-las e conhecer suas nomenclaturas. Da mesma forma, é importante dominar os compostos inorgânicos, que dizem respeito aos ácidos, bases, sais e óxidos.

Vale, ainda, estudar as Funções Inorgânicas, pois são por meio delas que os elementos apresentam diferenças de eletronegatividade e, consequentemente, podem fazer interações que transformam energia química em elétrica e vice-versa. Nossa dica é estudar as reações de oxirredução, pilhas e eletrólise. 

Física

A Física é outra matéria bastante relevante no vestibular para Medicina. Quem deseja passar em Medicina de primeira precisa, sem dúvida alguma, focar nela. 

É fundamental ter uma boa compreensão matemática dos assuntos, assim como entender as medidas do Sistema Internacional de Unidades (SI) e as suas conversões.

Depois disso, noções de Dinâmica são indispensáveis. Para isso, compreenda bem as três Leis de Newton, assim como os conceitos de força, energia e trabalho. Eletrodinâmica também deve ser considerada.

Outro tema interessante é Ondulatória. É por meio dela que ocorrem fenômenos como a luz e o som — e tudo o que deriva deles. Frequência, espectrometria, refração, reflexão e efeito Doppler são alguns dos tópicos que você precisa ver.

Biologia

Para Biologia, Citologia, Histologia e Fisiologia são conceitos indispensáveis. Pesquise melhor organelas celulares, os principais tecidos que compõem o corpo humano e como se constituem os sistemas que mantêm o organismo em funcionamento.

Noções de Ecologia são essenciais, além da união das disciplinas de Química com Biologia. A Bioquímica estuda as moléculas que tornam possível a vida, como lipídios, proteínas, carboidratos, ácidos nucleicos (DNA e RNA), entre outros.

Redação

Por fim, mas não menos importante, vem a Redação. Ela compõe uma grande porcentagem da sua nota final, então é preciso focar seus estudos aqui também.

Antes de tudo, você deve entender qual é o tipo de redação cobrada no vestibular. O Enem pede uma dissertação argumentativa, que segue uma estrutura específica, com tese, desenvolvimento e conclusão.

Vale prestar muita atenção à gramática, à coesão e à coerência do texto. Nossa dica é fazer, pelo menos, uma redação por semana para praticar. Depois, peça ajuda a alguém para corrigi-la e, assim, ir melhorando até ficar 100%!

É importante ressaltar também que não é possível ter um bom desempenho no vestibular se você apenas estudar essas disciplinas. É claro que, se você deseja passar em Medicina, precisa dar atenção a Linguagens, Matemática, Geografia, História, Sociologia e Filosofia.

Agora que você sabe o que estudar para passar em Medicina, é hora de começar a preparação! A gente tem um cursinho de Medicina pra você focar no que realmente importa para o exame. Vem conhecer!