• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

O que acontece se eu perder o Enem? E se eu for isento?

Com o objetivo de reduzir o número de faltas no dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Ministério da Saúde estabeleceu algumas punições para quem não comparecer ao dia da prova.É claro que a gente sabe que podem ocorrer imprevistos, mas, como o Enem é um exame bastante concorrido e que mobiliza milhares de pessoas em todo o Brasil, é bastante importante comparecer ao exame na hora certa, especialmente quem obteve isenção da taxa de inscrição.

A seguir, explicamos o que acontece com quem faltar ao Enem. Vale a pena entender!

O que acontece com quem falta ao Enem

Se um candidato que pagou pela taxa de inscrição faltar ao Enem, não é preciso enviar justificativa. Ele apenas não terá a possibilidade de fazer o exame e precisará se inscrever novamente no ano seguinte.

Vale destacar que a prova do Enem é realizada apenas uma vez por ano, em dois dias. Por isso, se você perder o exame, seja ele presencial ou online, não será possível reagendá-lo.

Candidatos isentos de taxa que não fizeram o Enem

Estudantes que conseguirem isenção na taxa de inscrição do Enem e faltarem à prova sem justificativa não conseguirão o mesmo benefício no ano seguinte.A justificativa deve ser feita no ato da nova inscrição para o exame, no ano seguinte. Então, o MEC determinará se o candidato terá ou não o benefício da isenção novamente.

As justificativas para não comparecer ao exame do Enem devem conter documentos que comprovem o motivo da ausência. Todos devem estar datados e assinados e nos formatos PDF, PNG ou JPG.

Os principais documentos aceitos são os que comprovam Assalto ou Furto (boletim de ocorrência policial); acidente de trânsito (boletim de ocorrência policial), casamento (certidão de casamento), morte na Família (certidão de óbito do cônjuge ou familiar próximo), maternidade ou paternidade (certidão de nascimento ou de adoção legível), privação de liberdade (mandado de prisão ou documento que ateste privação de liberdade nos dias da prova), emergência médica (atestado médico ou odontológico legível), trabalho, deslocamento a trabalho ou intercâmbio acadêmico.

Faltar no Enem, seja pagando ou não pelo exame, não é algo legal. Afinal de contas, você estudou e se esforçou por um tempão até chegar o dia da prova.

Vale a pena se organizar direitinho para fazer o exame e chegar com antecedência para não ter surpresas. Depois, é só fazer a prova e conseguir aquela vaga incrível na faculdade!

Tem mais dúvidas sobre o Enem? Veja aqui no blog as principais dúvidas respondidas!

Assista também: Como estudar sozinho para o Enem

Sozinho sim, sem estudar nunca! 💪 Chegou a hora de VOCÊ começar a sua preparação para o Enem 2020 e aproveitar todos os benefícios que a arte de estudar sozinho pode te oferecer. Veja 5 dicas sobre como estudar para o Enem sozinho, para você mesmo controlar os seus estudos e mandar benzão nos vestibulares.

Obs: você sabe que não está sozinho, né?! 😉 Estamos aqui para te acompanhar até a tão sonhada aprovação, seja no chat das aulas ao vivo ou nos comentários nas redes sociais. Dê play e confira o vídeo!

Aprender é pra todo mundo

Criamos um plano gratuito com vídeos gravados de todo conteúdo do ensino médio, em aulas curtas e com exercícios para você não parar de estudar