• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

O Enem desse ano é mais difícil?

O Enem desse ano é mais difícil?
Boatos sobre o exame nacional são comuns, tome sempre cuidado com as fakes news!

Não tem jeito. Todo ano é comum muita gente se desesperar por causa do Enem e não demorar a surgir notícias falsas – as famosas fake news – sobre o exame. Se você é uma dessas pessoas que acreditou que o Enem desse ano seria mais difícil, pode ficar tranquilo! Isso não passou de um boato e a gente te explica o porquê.

VEM DESCOBRIR COMO ESTUDAR TODAS AS DISCIPLINAS PARA O ENEM

Por que falaram que o Enem desse ano seria mais difícil?

O principal motivo do boato foi o aumento do tempo de duração para fazer a prova de Ciências da Natureza e Matemáticas no Enem 2018. No edital desta edição consta que o segundo dia de exame terá mais 30 minutos, totalizando cinco horas para a realização das questões. E a partir disso, muita gente começou a espalhar a notícia de que o Enem desse ano seria mais difícil. O que não é verdade, conforme comunicado oficial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Matrizes de Referência

Outro ponto que desmente a afirmação de que o Enem desse ano seria mais difícil é o uso de uma matriz de referência para guiar os temas da prova. A matriz de referência nada mais é que um documento utilizado na orientação de avaliações em larga escala, como o Enem. Esse tipo de termo não apenas direciona a criação de testes e provas, como também indica as habilidades a serem avaliadas. E todo o conteúdo do Enem é definido a partir de matrizes de referência criadas em 2009 especificamente para o exame nacional. Logo, é tudo boato!

A dificuldade é sempre relativa

Quando falamos de uma avaliação em grande escala, ou seja, a mesma prova para milhões de pessoas completamente diferentes, não se pode achar que todos tenham a mesma percepção do nível de dificuldade. Dessa forma, a dificuldade do Enem é relativa. A melhor dica nesse caso é o estudante fazer auto avaliações para saber em qual área tem mais dificuldade, e assim estudar de forma mais eficaz.

Dificuldade na hora de escrever a redação? Consulte os espelhos de redações!

Um dos maiores terrores para os candidatos do Enem desse ano (e de todos os outros!) é a redação. Mas calma, pois isso não precisa ser um bicho de sete cabeças! Uma boa estratégia é aproveitar os espelhos de redações para aprender com os erros e mandar bem na prova. Se você fez o Enem 2017, você pode conferir o seu texto digitalizado com comentários feito pela banca que já está disponível no portal do candidato. Caso contrário, você pode consultar as redações de outros participantes.

Quer uma ajudinha para estudar tudo para o Enem esse ano? Vamos juntos!