• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Enem 2018 recebeu menos inscrições do que em 2017: são 5,5 milhões de confirmados

O número de inscritos no Enem 2018 foi 18% menor do que em 2017. Olhando por outro lado: diminui o número de concorrentes para os vestibulandos!

A hora é agora: você tem mais chances de conquistar aquela vaga na universidade através dao Enem 2018! O número de inscrições confirmadas no exame foi de 5,5 milhões – 18% a menos do que o número de participantes na edição de 2017.

AINDA DÁ TEMPO DE ESTUDAR PARA O ENEM: VEM, VEM, VEM! 

Os dados foram divulgados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) nesta terça-feira (29). O instituto ainda disse que esse número pode subir, mas não de forma considerável. Se rolar, será por conta da confirmação de novas inscrições que estão em processo de recurso ou decisão judicial.

Em 2017, o Enem sofreu mudanças que talvez possam explicar a queda no número de inscritos. São elas:

O Enem não vale mais como certificado de conclusão do Ensino Médio

Até o ano passado, o Enem era a prova responsável por certificar candidatos que não concluíram os estudos de ensino fundamental ou médio no período regular. Agora, essa função é responsabilidade do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos).

O Encceja acontece todo ano, assim como o Enem. Para conseguir o certificado de conclusão é necessário fazer uma pontuação mínima no exame. O período de inscrições para o Encceja 2018 já se encerrou, e  1,69 milhões de pessoas se inscreveram para realizar as provas, que serão aplicadas no dia 5 de agosto.

Para saber mais sobre o Encceja, clique aqui.

Taxa de inscrição do Enem 2018

O valor da taxa de inscrição do Enem 2018 é o mais alto já cobrado: R$82. Para conseguir a isenção do pagamento da taxa, era necessário pedir o benefício em um período específico, antes do período de inscrição.

Essa dinâmica de solicitação de isenção foi diferente da aplicada nos anos anteriores. Além de ter que solicitar o benefício antes do período de inscrição, também foi necessário justificar ausência no exame de 2017, caso o candidato tenha sido beneficiado no ano passado e, ainda assim, faltado à prova.

De acordo com o MEC (Ministério da Educação), essa nova medida tem o objetivo de reduzir o desperdício de dinheiro publico – já que muitas pessoas se inscreviam no exame, solicitavam isenção e não compareciam ao local de prova.

Calendário Enem 2018

Para não ficar por fora de nenhuma data do Enem 2018, preparamos esse calendário para você manter sempre por perto. Confira as principais datas do exame:

  • Divulgação do cartão de confirmação: 13/10
  • Primeiro dia de prova (Linguagens, Ciências Humanas e Redação): 04/11
  • Segundo dia de prova (Ciências da Natureza e Matemática): 11/11
  • Divulgação dos gabaritos: 14/11
  • Resultados: 17/01/2019

Ainda dá tempo de estudar para o Enem 2018!

Não se engane: ainda faltam 6 meses para o Enem. Isso é tempo suficiente para começar a estudar para o exame, assimilar todo o conteúdo cobrado na prova e conquistar aquela vaga tão sonhada na universidade.

Se você está com matéria atrasada, a gente te ajuda a colocar tudo em dia (é só clicar aqui). Se você é do time que ainda não tem nem um caderno para estudar, mas tá cheio de força de vontade para fazer acontecer: vem com a gente, que ainda dá tempo!

As Turmas de Maio do Descomplica estão pegando o bonde do estudo agora mesmo – e você não pode ficar de fora. Veja só tudo o que o curso oferece:

  • Mais de 30 mil videoaulas atuais
  • 32h de aulas ao vivo por semana
  • Material de apoio completo
  • Plano de estudos semanal
  • 3 monitorias por semana
  • 1 redação corrigida por mês
  • Aulas semanais do Guia do Estudo Perfeito
  • Aulas ao vivo semanais de Atualidades

Muito bom, né? E você ainda pode estudar no conforto da sua casinha – ou onde e quando quiser! Clique aqui e comece já a estudar com o cursinho online que mais aprova no Brasil! Estamos te esperando! 🙂