• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Data do Encceja Nacional Regular 2017 muda novamente

O Encceja Nacional Regular 2017 tem uma nova data. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou hoje (19) que o exame será aplicado no dia 19 de novembro. A data anterior era dia 22 de outubro. Esta é a segunda vez que a data é alterada desde o lançamento do edital no Diário Oficial da União. O Encceja Nacional PPL também teve suas datas alteradas. Os candidatos privados de liberdade residentes no Brasil farão as provas nos dias 21 e 22 de novembro. O horário das provas também foi alterado. O principal motivo foi o Horário de Verão. 

SE LIGA NESSE GUIA FADÃO SOBRE O QUE ESTUDAR A 100 DIAS DO ENEM!

Encceja 2017

A partir deste ano, a prova servirá como certificação de Ensino Fundamental e Médio para pessoas que não concluíram a escolaridade na idade prevista pelo modelo do Ministério da Educação. A função era conferida ao Exame Nacional do Ensino Médio desde 2009. Porém, a prova certificava apenas para o Ensino Médio. O Encceja Nacional Regular 2017 será aplicado nos turnos da manhã e da tarde.

A prova é gratuita, voluntária e terá quatro aplicações durante o segundo semestre de 2017: o Encceja Nacional, o Encceja Nacional PPL, voltado para o público privado de liberdade, o Encceja Exterior – presente em 10 países-, além do Encceja Exterior PPL, realizado apenas no Japão e na Guiana Francesa. O Encceja Nacional Regular 2017 será aplicado em 564 cidades brasileiras para 1.573.862 candidatos.

Pré-requisitos para candidatos

Apesar de ser voluntária e gratuita, os candidatos precisam cumprir alguns requistios relativos à idade para fazer a prova. Os candidatos à certificação do Ensino Fundamental devem ter, no mínimo, 15 anos completos. Enquanto os interessados na comprovação da conclusão do Ensino Médio, devem ser jovens de, pelo menos, 18 anos completos até o dia da prova.

Encceja Nacional Regular 2017

  • Edital: divulgado dia 25 de julho no Diário Oficial da União
  • Inscrições:  7 a 18 de agosto
  • Prova: 19 de novembro
  • Custo: Zero! A prova é gratuita e voluntária.
  • Onde: em 564 escolas que ainda serão divulgadas

O Enem ainda é a forma de ingresso válida para a maioria das universidades públicas do país – tanto federais quanto estaduais. Mesmo o Encceja validando para ensinos médio e fundamental. Se você quiser entrar na faculdade no ano que vem, fica ligado em todas as novidades sobre o Enem 2017 para não perder nenhum detalhe. Estamos com você nessa corrida rumo ao título de universitário no curso que você tanto deseja! Bora nessa? o/