Quer receber materiais gratuitos e conteúdos exclusivos? 😉

Insira seu e-mail e receba todas as novidades sobre o Enem 2019 em primeira mão

Nova banca do ENEM 2017 terá FGV, Cesgranrio e Vunesp

Inep ainda não tem previsão de orçamento da prova

Maria Inês Fini, Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, confirmou ontem (26) em coletiva de imprensa na sede do instituto que o consórcio formado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) e Fundação Cesgranrio irá formar a nova banca do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano.

Desde 2009, Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação, Seleção e Promoção de Eventos (Cebraspe), antigo Cespe, e a Fundação Cesgranrio compuseram a banca organizadora do exame ininterruptamente. O contrato com o Cebraspe, vinculado à Universidade de Brasília (UnB), não foi renovado com o Inep por conta de irregularidades jurídicas do centro de pesquisa.

Apesar da definição do consórcio, Fini afirmou que ainda não há um custo para a realização da prova. A previsão é de R$ 619,2 milhões, porém o valor só será confirmado quando todas as inscrições indeferidas forem avaliadas. Ao todo, o Enem 2017 contou com 7.603.291 inscritos, em que 6.731.186  foram confirmados, após o período de carência que alguns candidatos tiveram para solicitar a isenção da taxa de inscrição novamente.

O edital do Enem 2017 veio cheio de mudanças, inclusive a da nova banca. Faltam praticamente 4 meses para a prova e essa é a sua grande chance de conseguir uma vaga na universidade por várias iniciativas do governo, como o Sisu, Prouni, Fies e também algumas universidades portuguesas. Aqui no Descomplica a gente te dá todos as ferramentas para gabaritar o vestibular e só solta a sua mão na hora da aprovação! Vamos nessa? 😉