Quer receber materiais gratuitos e conteúdos exclusivos? 😉

Insira seu e-mail e receba todas as novidades sobre o Enem 2019 em primeira mão

A nota do Enem 2018 está no ar!

Candidatos podem consultar sua média final na Página do Participante

Fonte: Último Segundo | iG

Nesta sexta-feira (18), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou o resultado do Enem 2018 – edição do Exame Nacional do Ensino Médio do ano passado. Os candidatos podem conferir suas notas acessando a Página do Participante com seu CPF (login) e senha de inscrição. Caso tenha esquecido alguma dessas informações, saiba como recuperá-las aqui.

🌟 SIMULE SUA COLOCAÇÃO NO SISU COM A SUA NOTA DO ENEM 2018 🌟

Além de conferir sua média geral, o candidato pode verificar seus resultados individuais. As notas estão divididas entre Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Redação. O participante pode utilizar seu resultado para ingressar no ensino superior. Atualmente, há três formas de ingresso nas universidades brasileiras:

Sisu

O Sistema de Seleção Integrada (Sisu) é a plataforma que seleciona candidatos para universidades públicas, federais e estaduais do país. O participante pode selecionar até duas opções de ingresso, classificadas como primeira e segunda opção. Na edição de 2019, o candidato que for aprovado em uma das opções não poderá participar da lista de espera. E neste primeiro semestre, serão ofertadas 235.476 vagas em 129 instituições de todo o país. Confira mais informações sobre o edital do Sisu.

Prouni

O Programa Universidade para Todos (Prouni) oferece bolsas para graduação em instituições privadas. O processo seletivo é voltado para alunos que possuem baixa renda, oferecendo bolsas parciais (50%) e integrais (100%).

A seleção acontece duas vezes por ano (no primeiro e segundo semestre) e é composta por uma única fase de inscrição – gratuita e apenas online, no site do Prouni. Para se inscrever, é só informar seu número de inscrição no Enem e senha. Saiba mais aqui.

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação (MEC) que tem como objetivo conceder financiamento das mensalidades do curso de graduação. Somente estudantes que possuem uma avaliação positiva no MEC tem direito ao financiamento. Confira o F.A.Q. completo sobre o Fies.

Faculdades de Portugal também aceitam a nota do Enem

Desde 2014, é possível usar a nota do Enem para ingressar em faculdades de Portugal. Ao todo, são 31 Instituições de Educação Superior que aceitam o exame como forma de seleção. Confira a lista completa de universidades que aceitam o Enem.

Resultado de treineiros do Enem 2018

Os candidatos que participaram do exame como treineiros – participantes menores de 18 anos que ainda não concluíram o ensino médio – ainda não possuem data prevista de divulgação das notas. Estes participantes não podem concorrer a uma vaga no ensino superior.

Calendário dos processos seletivos

Janeiro e Fevereiro

18/01: divulgação dos Resultados Individuais do Enem 2018;

22 a 27/01: inscrições para o Sisu 2019.1;

28/01: resultado da chamada regular do Sisu;

28/01 a 04/02: inscrição na lista de espera;

30/01 a 04/02: matrícula nas instituições.

A partir de 07/02: convocações de outras chamadas

Março

Divulgação dos Resultados dos Treineiros: data a confirmar;

Divulgação dos Espelhos de Redação: data a confirmar.

Para ficar por dentro de todas as notícias sobre o Enem, conte com a gente! E se estiver precisando de uma forcinha, conheça a melhor preparação para os vestibulares aqui. 📚💡