• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Saiba qual foi o nível de dificuldade do segundo dia de provas do Enem 2017

Hoje (12) foi o segundo (e último!) dia de prova do Enem 2017, no qual os candidatos responderam a 90 questões múltipla-escolha de Matemática e Ciências da Natureza. Saiba agora o que os professores do Descomplica acharam do nível de cobrança apresentado nessas áreas do conhecimento!

CONFIRA EM PRIMEIRA MÃO O GABARITO ENEM 2017!

Ciências da Natureza

De acordo com nossos professores de Física, Química e Biologia, o segundo dia de Enem 2017 teve um nível de dificuldade entre médio a difícil. Em Ciências da Natureza, a maioria das questões foram difíceis por conta do volume de conteúdo exigido dos candidatos. Alguns assuntos marcaram bastante presença na prova, como por exemplo: 

  • Eletrólise, química orgânica, radioatividade e separação de misturas em Química;
  • Ecologia e citologia em Biologia;
  • Eletrodinâmica, ondas, calorimetria, eletromagnetismo, energia e cinemática em Física.

Todos esses conteúdos já eram esperados pelos vestibulandos.

Matemática

Enquanto isso, em Matemática o foco foi em razão e proporção. A matéria apareceu em quatro questões. Nessa área do conhecimento, o nível de dificuldade também foi entre médio e difícil. Por mais que as questões abordassem assuntos que já eram esperados, como matemática financeira, análise combinatória e geometria plana, os enunciados demandaram bastante conhecimento técnico dos candidatos. Segundos nossos professores, interpretação de texto não foi o suficiente para resolver a prova.

Surpresas

Em geral, ambas as provas de Ciências da Natureza e Matemática seguiram o padrão dos anos anteriores. Porém, um tema de Química nunca tinha caído na história do exame. Confira qual foi:

  • Cromatografia. Um conceito que só é abordado no primeiro ano da graduação de Química.

Gabarito Enem 2017

Clique aqui para conferir o gabarito completo e veja todas as respostas e comentários dos professores do Enem 2017! Além disso, você ainda pode estimar sua nota baseada na Teoria de Resposta ao Item (TRI) e veja se você mandou bem (apostamos que sim!) 😀