Quer receber materiais gratuitos e conteúdos exclusivos? 😉

Insira seu e-mail e receba todas as novidades sobre o Enem 2019 em primeira mão

MEC prevê mudanças para o Enem

Estrutura do exame deverá sofrer alterações a partir de 2021

Caderno de questões do primeiro domingo de provas do Enem 2018. Fonte: Notícias R7

Com a homologação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do Ensino Médio, Enem deverá se adequar à nova estrutura educacional nas escolas. Atualmente, o exame tem fase única, cobrando habilidades e competências gerais do candidato. Após a aprovação da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Enem poderá ser dividido em duas fases: a geral e a específica.

🦄✨SIMULE SUA NOTA DO ENEM 2018 🦄✨

Reforma do Ensino Médio ainda está em discussão

Após a aprovação das novas diretrizes curriculares, o próximo passo do MEC (Ministério da Educação) será concluir a reforma do currículo do Ensino Médio, que ainda está em discussão. Novo formato de ensino prevê educação básica – Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e da Natureza-, ocupando 40% da carga horária do estudante. Demais horas serão dedicadas à formação técnica e profissional.

Aplicação similar à Uerj

A partir da reforma escolar aprovada, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passará a ter aplicação similar aos vestibulares “de fora”, como a Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro). Atualmente, a universidade aplica seu vestibular em duas fases, geral e específica.

Segundo o ministro da Educação, Rossieli Soares, o Enem continuará sendo executado em dois dias, sendo o primeiro para competências previstas na BNCC. O segundo dia será de escolha do aluno para um dos itinerários formativos, de acordo com a área que deseja ingressar.

Novo Enem deverá entrar em vigor a partir de 2021

Ainda de acordo com Rossieli, a mudança do Enem depende da aprovação da nova base. Após a confirmação da BNCC, as matrizes de avaliação do exame deverão ser revistas pelo Inep,. “Estamos falando de ter efetivamente a aplicação de novo Enem para o ano de 2021”, afirmou o ministro.

Se você ficou aflito(a) com essa possível mudança, não se preocupe! Para uma preparação eficaz para o Enem, independente de seu formato, você pode contar com o Descomplica. Estamos aqui para te levar à aprovação 🚀