• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

4 motivos pelos quais você deve prestar o Enem 2018

Tá se preparando para o vestibular, mas ainda não tem certeza sobre quais provas vai fazer no final do ano? Chegamos com a solução! O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é o vestibular mais abrangente do país. A grande maioria das universidades públicas no Brasil aceita a nota de alguma forma no processo de seleção. Além disso, ainda dá para tentar carreira internacional se você mandar bem no exame. Tá bom ou quer mais? Se liga nas razões pelas quais você deve fazer o Enem:

SAIBA AGORA COMO SE PREPARAR PARA O ENEM 2018!

Locais de provas espalhados pelo Brasil

Candidatos prestando o Enem 2017. Fonte: Estadão

O exame é aplicado em milhares de cidades pelo Brasil. Só em 2017, o Enem foi aplicado 1.725 municípios, contando com 12.432 locais de prova, que contemplaram todos os estados do Brasil. As chances de que o candidato tenha que se locomover para outra cidade para fazer a prova são quase nulas. Uma economia para o vestibulando que tem que arcar com algumas, ou várias, taxas de inscrições.

Participação de programas do governo

Uma vez que você tenha feito o Enem, existem três iniciativas federais para entrar na faculdade com a sua nota do exame:

  • Sisu: o Sistema de Seleção Unificada é uma plataforma digital gerenciada pelo MEC em que os participantes podem concorrer a uma das vagas em universidades cadastradas. A vantagem desse método de seleção é que cada participante pode concorrer a duas opções de curso, o que aumenta as chances de aprovação! ✨
  • Prouni: o Programa Universidade Para Todos é destinado para estudantes de baixa renda. Aqueles que obtiverem bons resultados no Enem podem concorrer a bolsa integral ou de 50% em uma instituição de ensino superior particular. Assim como o Sisu, cada candidato pode escolher duas opções de curso de graduação.
  • Fies: o Fundo de Financiamento Estudantil é um programa que custeia cursos de graduação de alunos de baixa renda em universidades particulares. Depois da formatura, os beneficiados precisam quitar a dívida por completo. O Fies também usa a nota do Enem como forma de seleção dos estudantes que recebem o benefício.

Aceito pela maioria das universidades públicas

Na última edição do Sisu, 130 universidades ofertaram vagas para cursos de graduação, dentre elas instituições federais e estaduais. Além disso, 61 das 63 universidades federais do país aceitam a nota do Enem como forma de seleção. 😱

Possibilidade de estudar fora do país

Você já pensou em fazer sua faculdade no exterior? Seria top, hein? Pois saiba que fazendo o Enem isso é super possível! Prestando o exame, os candidatos podem usar seus resultados para aplicar para vagas em IES – Instituições de Ensino Superior portuguesas. Até março deste ano, o Ministério da Educação (MEC) havia firmado convênios com 29 universidades. Entre elas as famosas Universidades do Porto e de Coimbra – instituições super tradicionais de Portugal.

Viu como o Enem abre muitas portas para seus candidatos? Estudar focado para esse vestibular só vai te trazer muitas oportunidades de entrar na faculdade ano que vem! Estamos aqui para tudo que você precisar nessa jornada! Vamos juntos nessa?