• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Melhores universidades federais do Brasil

O Brasil conta com universidades reconhecidas em todo o mundo, sabia? Grande parte delas, inclusive, é pública e figura ao lado de grandes instituições como MIT, Harvard, Oxford e muitas outras. Quem vai prestar o Enem e tem o desejo de estudar em um local de ponta precisa conhecer as melhores universidades federais do Brasil!

Como você pode imaginar, a Universidade de São Paulo (USP) aparece em diversos rankings mundiais. Ela se destaca como uma das melhores universidades federais do Brasil, mas há outras instituições que precisam ser lembradas, já que têm uma alta qualidade de ensino e formam alunos que têm altas chances de terem sucesso no mercado de trabalho.

Que tal conhecer as melhores universidades federais do Brasil e avaliar qual mais tem a ver com o seu curso e objetivo? Depois é só estudar pra passar no Enem – e nisso o Descomplica te ajuda! 

Quais são as melhores universidades federais do Brasil

Existem diversas eleições e rankings que selecionam as melhores universidades do Brasil e do mundo. Segundo o ranking latino-americano do Times Higher Education (THE), um dos principais indicadores de educação superior do mundo, a melhor Universidade federal da América Latina é a PUC (Pontifícia Universidade Católica) do Chile. Entretanto, sete das demais universidades no top 10 são brasileiras.

Os critérios usados nesta eleição são agrupados em cinco áreas: ensino (ambiente de aprendizado), pesquisas (em quantidade, investimentos e reputação), citações (a influência dessas pesquisas no ambiente acadêmico em geral), perspectivas internacionais (de docentes, estudantes e pesquisas) e renda gerada com transferência de tecnologia produzida dentro da universidade.

Outro ranking importante, o QS World University Rankings, que considera todas as universidades do mundo, tem o MIT (Massachusetts Institute of Technology), nos Estados Unidos, na liderança. 

Quando se fala nas melhores universidades federais do Brasil, sete delas aparecem repetidamente entre as melhores universidades do País em rankings internacionais.

A USP (Universidade de São Paulo) aparece em primeiro lugar em inúmeros rankings. Em listas gerais, que reúnem entidades estrangeiras como Harvard, a USP é a única faculdade brasileira a aparecer nas colocações entre 100ª e 150ª.

Na sequência, a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) se destaca, além da Unesp (Universidade Estadual Paulista).

Veja, a seguir, a lista completa das melhores universidades federais brasileiras:

  1. USP (Universidade de São Paulo)
  2. Unicamp (Universidade Estadual de Campinas)
  3. Unesp (Universidade Estadual Paulista)
  4. UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
  5. UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais)
  6. UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
  7. Unifesp (Universidade Federal de São Paulo)

Como escolher a melhor universidade federal do Brasil

A escolha pela melhor universidade federal brasileira dependerá muito do seu objetivo e carreira que deseja seguir. 

A UFRGS teve destaque, por exemplo, devido à construção de incubadoras de startups pelos campi e pelo desenvolvimento de pesquisas. Já a Unifesp teve reconhecimento pelo corpo docente, intercâmbios e políticas de assistência estudantil.

Para se ter ideia da qualidade das universidades federais brasileiras, o último IGC (Índice Geral de Cursos), que mede a qualidade de ensino, divulgado pelo Ministério da Educação, apontou que as federais passaram longe das notas mais baixas nos rankings. 

Entre as 46 instituições que alcançaram a nota máxima, 14 são públicas federais e 16 são privadas, mas sem fins lucrativos. 

Entre os rankings consultados, estão:

  • Times Higher Education;
  • Center for World University Rankings;
  • QS World University Rankings;
  • Academic Ranking of World Universities;
  • SCImago Institutions Rankings.

Qual é o melhor ranking de universidades? 

Publicado pela Quacquarelli Symonds, do Reino Unido, esse ranking é um dos mais reconhecidos do mundo e leva em conta seis fatores para estabelecer as instituições de destaque. São eles: reputação acadêmica, reputação junto aos empregadores, proporção entre o número de alunos e professores, citações por docente, proporção de professores estrangeiros e de alunos do exterior.  

Na edição de 2022, já lançada pelo QS ranking, o MIT segue liderando como a melhor universidade do mundo. Depois, vêm a Universidade de Oxford, Stanford e Cambridge. A Universidade de Harvard caiu da terceira posição e passou para o 5° lugar do ranking. 

Entre as universidades da América Latina, as que ficaram em boas posições, foram: Universidade de Buenos Aires (UBA), em 69°; a Universidade Nacional Autónoma de México (UNAM), em 105°; a Universidade de São Paulo, em 121°; a Pontificia Universidad Católica de Chile (UC), em 135°; o mexicano Tecnológico de Monterrey, em 161°; e a Universidade do Chile, em 183°.

Quer estudar em uma baita universidade federal? Tem que conseguir uma super nota no Enem e o Descomplica é especialista nisso!

Conheça os nossos cursos online para o Enem e veja como é possível passar na faculdade dos seus sonhos com dedicação e uma turma de professores que é espetacular!