• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Material de Estudos para o Enem: cronograma personalizado

Você olha para todos os conteúdos cobrados na prova e enlouquece? Socooorro, por onde começo a estudar esse treco? Uso a internet, apostilas, cursinho? Onde consigo todo o material de estudos para o Enem? Caaaalma que tem jeito, migs!

Sabia que, com dedicação e um cronograma bem organizado, você consegue estudar com o máximo de eficiência? Pois é!

Para isso, no entanto, é fundamental contar com um bom material de estudos para o Enem, porque ninguém merece reunir todo aquele conteúdo e dar conta de tudo, né!

Além de escolher o melhor material, é essencial entender o funcionamento da prova e o que é cobrado para, então, investir no melhor material de apoio!

Como funciona o Enem: conteúdos e divisões da prova

Você provavelmente já conhece o funcionamento do Enem (ou pelo menos parte dele), mas saca só como é importante entender os conteúdos e sua divisão pra estudar com eficiência.

O exame do Enem é dividido em quatro provas objetivas e uma redação, que são aplicadas em dois domingos diferentes. A divisão é a seguinte:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias.

Cada uma das provas objetivas tem 45 questões de múltipla escolha, englobando as disciplinas relacionadas a cada uma das áreas.

A redação, por outro lado, precisa ser feita no gênero dissertativo-argumentativo. O tema é divulgado apenas no momento da prova e, por isso, é tão importante que os candidatos acompanhem as atualidades e seu impacto no cenário nacional e mundial.

Para se sair bem na redação do Enem, o estudante deve apresentar uma tese (ponto de vista) sobre o tema abordado, argumentando e apresentando uma proposta de intervenção para o problema trabalhado ao longo do texto. 

É preciso estudar bastante e conferir algumas redações nota 1000 pra entender o funcionamento da coisa toda.

Bom, agora que você já sabe como o exame funciona e os conteúdos que são cobrados, chegou a hora de conhecer o material de estudos para o Enem personalizado da Descomplica! Se liga!

Materiais de estudo para o Enem

É claro que cada estudante tem seus próprios métodos e rotina de estudos, mas, em geral, é importante considerar alguns materiais de estudo pra conseguir os melhores resultados.

O Descomplica é parça demais dos alunos na hora de estudar para o Enem. A gente tem vários materiais disponíveis online, aulas com os melhores professores e um cronograma personalizado pra você tirar de letra o Enem.

Algumas recomendações pra você fazer o melhor uso do seu tempo na hora de se preparar para o Enem são:

1. Confira o edital do exame

O edital do Enem é um grande aliado da galera que vai prestar o exame. Pode parecer chato ler tudo aquilo, mas esse documento traz informações relevantes e muitas dicas, sabia?

Ele resume, por exemplo:

  • Datas de inscrições;
  • Datas de aplicação das provas;
  • O que cai em cada disciplina.

Vale acompanhar o edital com atenção máxima, lá no site do Inep. Este é um bom material de estudos para o Enem.

2. Defina seus horários e formas de estudar

Não adianta ter bons materiais de estudo para o Enem e não saber usá-los, né não? É tipo dar uma Ferrari pra quem não sabe dirigir!

Antes de começar a pegar pesado nos estudos, analise suas condições e tempo disponível para estudar

Com tempo de sobra ou com a falta dele, você pode apostar em um cronograma personalizado para o Enem. Aqui, no Descomplica, a gente monta um plano de acordo com a sua rotina. É mara!

No Descomplica você começa a estudar para o Enem com conteúdos de apoio, plantões de dúvidas, provas anteriores resolvidas e comentadas e muito mais. 

3. Defina metas e conquistas a serem feitas

O cronograma de estudos, seja ele feito por você ou personalizado, é super importante pra quem vai estudar para o Enem. Além disso, é fundamental definir algumas metas pra manter a motivação.

Você pode, por exemplo, determinar que, a cada 15 dias, fará um simulado do Enem (a gente tem um monte aqui!).

Ou, ainda, ler uma redação nota 1000 por semana e avaliar por que aquele texto foi tão bem avaliado e como você pode aprender com isso.

O importante, no momento de montar o cronograma, é definir o que deve ser estudado partindo do edital do Enem e dividir sua rotina em horários.

Você pode considerar pontos como tempo para lazer e descanso, realização de simulados, revisões, treino de redação, etc.

Descomplica: o melhor material de estudos para o Enem

A gente sabe que ficar fazendo autopropaganda é chato e tal, mas você já viu os nossos materiais de estudos para o Enem?

Serião, eles são top demais, coisa linda mesmo! Isso porque é tudo feito por profissionais experientes, que conhecem bem o Enem e seu funcionamento, têm uma didática boa e fácil de entender e, mais do que isso, são brothers dos alunos.

A gente entende toda a aflição que é prestar o exame, então, oferecemos materiais de estudo completos em todas as frentes. E o melhor disso é que tudo está disponível online, pra você acessar quando e de onde estiver, migo!

Corre pra conhecer os nossos planos de aula para o Enem e vem já fazer parte do nosso time. Com tanta coisa boa, ficar de fora é que não dá!