• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como não desanimar e manter o foco nos estudos para o Enem

Reta final pro Enem, o cansaço começa a bater. Junto com ele, o desânimo e a desmotivação. Mas é preciso sacudir a poeira e manter o foco nos estudos para continuar com a preparação para o Enem lá em cima!

BAIXE UM CRONOGRAMA PARA FOCAR NOS ESTUDOS NA RETA FINAL PRO ENEM

A gente te dá três dicas certeiras para retomar a motivação e a produtividade na reta final! Confira:

Divida seu objetivo em pequenas metas

Já dizia Napoleão Bonaparte: “dividir para conquistar”!

Na reta final para o Enem, pode acontecer do objetivo da aprovação parecer tão longe que bate um desânimo – afinal, você já está estudando pra valer há um tempão e a prova parece nunca chegar ou a preparação parece que nunca é suficiente.

Nessas horas, o que pode te ajudar a retomar a motivação e manter o foco é transformar sua meta “grandona” – a aprovação na vaga dos seus sonhos! – em várias metas menores e diárias, que sejam possíveis de serem realizadas a cada dia.

Na prática, funciona assim, ó:

Você definiu que vai fazer um ciclo de estudos de Revolução Francesa e, então, precisa assistir um módulo inteiro de 10 aulas da matéria, resumir e fazer 15 exercícios. Se você quiser fazer em um dia só, muito provavelmente não vai dar tempo ou você não vai render tão bem em cada atividade dessa e vai terminar o dia se sentindo frustrado. Por isso, podemos dividir assim:

  • Dia 1 – 5 aulas do módulo
  • Dia 2 – 5 aulas do módulo
  • Dia 3 – reunir suas anotações sobre a aula e preparar um resumo
  • Dia 4 – fazer 15 exercícios sobre a matéria
  • Dia 5 – diagnóstico do seu desempenho nos exercícios

Assim, você terá uma sensação de missão cumprida a cada dia da sua preparação para conquistar sua meta maior! Não vai mais parecer que você estuda, estuda e não chega a lugar nenhum, já que você estará cumprindo suas metas diárias e arrasando de pouquinho em pouquinho até a hora do arraso master – a prova do Enem!

Reúna seus amigos para estudar!

O apoio dos amigos na hora do estudo pode fazer toda a diferença na reta final 😀

Você já está cansado, desgastado, só querendo que essa prova chegue logo e pronto, certo? Mas ainda faltam uns 100 dias até o Enem e o único jeito é continuar estudando.

Um ótimo jeito de tornar esse momento menos maçante é se reunindo com seus amigos para estudar e manter o foco juntos. O apoio, suporte e companhia deles pode deixar o estudo mais descontraído, leve e até mais produtivo!

Dá uma olhada em algumas estratégias de estudo em grupo que super funcionam:

  • Dar aulas uns pros outros – quem tem mais facilidade com Matemática pode explicar pra galera uma matéria que ninguém entendeu direito, por exemplo. Vocês podem até combinar de cada um ser o “professor” de cada disciplina e fazer uma rodada de aulas/explicações!
  • Resolver listas de exercícios juntos – pensar junto nas questões e elaborar respostas em grupo podem te ajudar pra caramba a descobrir soluções que você não conseguiria descobrir sozinho. Não deixe de anotar essas estratégias caso precise usar futuramente, vai que cai uma questão parecida no Enem!
  • Tirar dúvidas – nem sempre os professores têm tempo de tirar dúvidas da turma inteira, então por que não estudar com aquele seu amigo que sabe tudo de uma matéria que você tem mais dificuldade e fazer essas perguntas a ele? Como ele já conhece seu jeitinho, pode até ser que ele te explique de uma maneira que você vá entender facilmente!

Atenção: saiba escolher quem vai estudar junto com você! Procure chamar apenas pessoas que você sabe que estão focadas em mandar bem no vestibular e se dedicam aos estudos. Se a pessoa chegar sem a intenção de se concentrar e tornar o estudo em grupo produtivo, vai virar bagunça :/

Recompense seu esforço

… com outras recompensas, além da aprovação na vaga dos seus sonhos!

Essa dica pode ser a solução que você precisava para parar de procrastinar na reta final para o Enem e voltar a se sentir motivado a estudar! A ideia aqui é definir uma meta e uma recompensa.

Existe uma regrinha super simples para te ajudar a decidir qual será a recompensa:

  • Tarefa que demanda muito esforço = grande recompensa
  • Tarefa que demanda pouco esforço = pequena recompensa

Trazendo para sua vida de estudante, funcionaria mais ou menos assim:

  • Fazer um simulado Enem completo (ou seja, 180 questões e Redação) = passar uma tarde maratonando aquela série que acabou de lançar
  • Assistir 5 aulas de um módulo sobre Revolução Francesa = assistir mais 1 episódio da sua série favorita

Atenção: cuidado para não se sabotar! É você quem vai definir a meta e a recompensa. Por isso, se controle para ficar dentro do combinado – sem estender sua recompensa para mais 1 episódio, por exemplo! Além disso, vale lembrar que só pode partir para a recompensa quando você tiver terminado MESMO o que você tinha que fazer, ok?

Agora é hora de colocar nossas dicas em prática e descobrir qual estratégia funciona melhor para você manter o foco e se sentir motivado a estudar! Partiu? 😀