• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Lista de espera Sisu 2020: como funciona

Candidato esperto é aquele que pensa em todas as possibilidades. Por isso, se você vai se candidatar no Sistema de Seleção Unificado, é importante conhecer o funcionamento da lista de espera Sisu 2020.

A lista de espera funciona como uma espécie de segunda chamada do Sisu, dando uma nova chance para os candidatos que não foram selecionados na chamada regular. Tem dúvidas sobre o assunto? Não se preocupe mais! Juntamos as informações necessárias para tirar todas as suas dúvidas antes da abertura das inscrições para o Sisu 2020!

Como funciona a lista de espera do Sisu

Se você acompanha as novidades do Descomplica, provavelmente conhece um pouco das regras do Sisu 2020, não é mesmo? Se não for o caso, fique tranquilo. Antes de mostrar os detalhes da lista de espera do Sisu, vamos te contar um pouco sobre o processo se chamada regular.

CONHEÇA OUTRAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE O EDITAL DO SISU 2020

Entendendo a primeira chamada do Sisu

As inscrições do Sisu ficam abertas por quatro dias. Esse ano, será possível se candidatar as vagas disponíveis entre os dias 21 e 26 de janeiro de 2020. Durante esse período, o candidato pode escolher duas opções de curso, que podem ser em cursos e universidades diferentes.

Ao final das inscrições, o sistema exibe a seleção dos candidatos aprovados, conhecida como chamada regular, ou primeira chamada. Porém, como você deve imaginar, alguns estudantes podem ter desistido do curso, tiveram problemas pessoais ou perderam o prazo da matrícula.

Com isso, surge uma nova oportunidade para aqueles que sonham em ingressar na universidade no Sisu 2020.

Entendendo a lista de espera Sisu 2020

Antes de mais nada, é importante destacar que a lista de espera do Sisu só é válida para uma das duas opções de cursos escolhida pelo participante. Desse modo, fique muito atento durante a inscrição. Além disso, uma mudança importante iniciada no ano passado, continua: o candidato selecionado na chamada regular em uma das opções de vaga não poderá participar da lista de espera Sisu 2020!

Outro detalhe que não pode passar batido é o fato de que o candidato deve registrar seu interesse em participar dessa segunda chamada. Isso deve ocorrer por meio da inscrição na lista de espera Sisu 2020, entre os dias 29 de janeiro a 04 de fevereiro, na página do candidato do site oficial do Sistema de Seleção Unificado. Poucos dias após o encerramento desse prazo, as universidades iniciam as convocações.

Como a segunda chamada acontece após a finalização da matrícula da chamada regular, a lista de espera do Sisu pode ser utilizada pelas instituições de ensino após o início do ano letivo. Por isso, fique atento!

VOCÊ VAI SE DAR BEM NO SISU 2020? COMPARE SEU RESULTADO COM AS MENORES NOTAS DE CORTE SISU 2019

Calendário Sisu 2020.1

O Sisu 2020 não é composto somente da lista de espera, não é mesmo? Por isso, é importante anotar outras datas importantes do programa. Confira:

  • Inscrição no Sisu: 21 a 26 de janeiro;
  • Resultado da chamada regular: 28 de janeiro;
  • Matrícula dos candidatos aprovados na primeira chamada: 29 de janeiro a 4 de fevereiro;
  • Lista de Espera Sisu 2020: 29 de janeiro a 4 de fevereiro;
  • Convocação dos aprovados na lista de espera: 7 de fevereiro a 30 de abril.

VAI SE CANDIDATAR POR COTAS NO SISU 2020? CONHEÇA AS REGRAS!

Para saber mais sobre como funciona o Sisu, continue acompanhando nossas postagens e tire suas dúvidas sobre o processo seletivo. E, não esqueça nunca: o Descomplica está com você durante tudo o caminho até a aprovação!