• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Inscrições para lista de espera no Prouni começam nesta sexta-feira

Começam hoje (7) as inscrições para a lista de espera no Programa Universidade Para Todos (Prouni) no próprio site da iniciativa. Os candidatos têm até segunda-feira, dia 10 de julho, para demonstrar interesse. O programa é um projeto do Ministério da Educação (Mec) que oferta bolsas de estudo em cursos de graduação em instituições de ensino superior privadas para estudantes de baixa renda. Esta edição é a última para o ano de 2017.

O Prouni seleciona os candidatos a partir do desempenho do Enem. É necessário ter obtido uma nota de, pelo menos, 450 pontos e não ter zerado a redação no exame do ano passado. Além disso, os interessados devem cumprir alguns requisitos baseados em renda e ter cursado o ensino médio em escola pública ou em escola particular na condição de bolsista integral. Ao todo, 147.492 estudantes serão contemplados com o benefício.

Nesta edição, as bolsas serão divididas em 67.603 integrais e 79.889 parciais de 50%. Os auxílios integrais são destinados aos estudantes que comprovem renda familiar de um salário mínimo por pessoa, enquanto as parciais têm um teto de até três salários mínimos. Até o último dia de inscrições regulares, o sistema do Prouni computou aproximadamente  728.425 candidaturas. Esta edição do Prouni contemplou 27.237 cursos de 1.076 instituições em todo o país.

Além do Prouni, existem outros programas do Mec em que você pode usar a sua nota no Enem para entrar na faculdade. Uma delas é o Fies, em que você pode financiar a sua faculdade em uma instituição de ensino superior privada. A iniciativa irá abrir suas inscrições para o segundo semestre de 2017. O financiamento será a última chance de você conseguir uma vaga na universidade antes do Enem 2017 que vai acontecer daqui a menos de cinco meses, nos dias 5 e 12 de novembro. Aqui no Descomplica a gente não só te prepara para gabaritar o vestibular, mas a gente também torce muito por nossos alunos! Quem sabe você não entra na faculdade ainda neste ano pela lista de espera do Prouni? 😉