Quer receber materiais gratuitos e conteúdos exclusivos? 😉

Insira seu e-mail e receba todas as novidades sobre o Enem 2017 em primeira mão

Já conferiu o Gabarito Enem 2017?

Questões já estão disponíveis para consulta

Hoje (5) foi o primeiro dia de provas do Enem 2017. Os participantes realizaram as provas   de Linguagens e Ciências Humanas, além de produzirem uma Redação dissertativa-argumentativa sobre “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”. Apesar do gabarito oficial do Inep ser liberado apenas no dia 16 de novembro, você já pode conferir o nosso Gabarito Enem 2017. Nele, você tem acesso às respostas das 90 questões do primeiro dia de prova, comentários dos nossos professores e ainda uma Redação Exemplar sobre o tema que caiu! Afinal, quem não quer saber como foi no maior vestibular do país?

CONFIRA O GABARITO ENEM 2017

Lives de resolução de questões

Sempre tem aquele enunciado que não sabemos nem por onde começar. Por isso, ainda hoje, contaremos com uma série de lives no Facebook com as resoluções das questões da prova. Fique ligado no cronograma para não perder nenhuma das transmissões:  

  • 20:00-20:30 – Redação com Bernardo
  • 20:30-21:00 – Humanas com os incríveis Lara, Hansen e William
  • 21:00-21:30 – Linguagens com Valladares e Diogo

O que rolou no primeiro domingo de prova

A mudança de banca do Enem 2017 trouxe muitas dúvidas sobre o nível de dificuldade das questões. Como era esperado, as provas de hoje tiveram um nível semelhante aos anos anteriores. Já a redação abordou o tema “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”, o que não foi uma surpresa, já que teses relacionadas à monorias eram esperados. Porém, o recorte para a surdez foi um elemento novo na dissertação. O tópico foi abordado em um Explainer, além de ser citado no Ebook de “25 temas que podem cair na sua redação do Enem”.

Segundo dia de provas será no próximo domingo

Esse foi apenas o primeiro dia de Enem. O segundo dia de exame será no próximo domingo, dia 12 de novembro. Os candidatos deverão fazer as questões de Ciências da Natureza e Matemática ao longo das 4 horas e meia.

As instruções são as mesmas que as do dia 5 de novembro. As provas começam às 13h30, no horário de Brasília, e seguem até às 18h. Os candidatos terão todos os seus objetos revistados, inclusive alimentos – caso os levem, por conta de medidas de segurança antifraude. É proibido o uso de qualquer aparelho eletrônico durante a prova e o porte de documento de identidade com foto também é obrigatório para o reconhecimento de cada candidato.

Não desista agora que você já completou metade da missão que é passar no vestibular! Tente controlar a ansiedade e brilhe no segundo domingo. Confia em todo o seu preparado e tamo junto! 👊