• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Isenção de taxa no Enem: quase 4 milhões de brasileiros fizeram a solicitação

isenção de taxa no enem
Prazo para solicitar a isenção de taxa no Enem acabou dia 15 de abril

O ano passa voando e a gente nem vê! Já estamos na metade do mês de abril, e isso significa que o prazo para solicitar a isenção da taxa no Enem 2018 – assim como justificar ausência na edição passada – encerrou dia 15.

SAIBA AGORA O QUE ESTUDAR MÊS A MÊS ATÉ O ENEM 2018

No total, foram 3.818.663 brasileiros que solicitaram o não pagamento da taxa para realizar a inscrição no Enem 2018. Destes, 208.588 conseguiram a isenção ano passado e não compareceram a nenhum dos dois dias de aplicação da prova. Por esse motivo, precisavam apresentar documentos para justificar a ausência e terem direito a uma nova isenção. No entanto, apenas 4% enviaram a documentação exigida e 200.102 declaram não ter documentos que justificassem a falta em 2017.

Onde vejo se eu consegui a isenção de taxa no Enem?

A partir do dia 23 de abril, os resultados das solicitações da isenção e das justificativas de ausência serão disponibilizadas na Página do Participante. O candidato só precisa inserir o número do CPF e senha de acesso para conferir o resultado.

Novidades na isenção no Enem 2018

Se o participante não foi contemplado com a isenção, nem tudo está perdido! Nesta edição, o candidato poderá entrar com recurso referente ao resultado do pedido. Mas atenção! O período para solicitar recurso é de 23 a 29 de abril, e o interessado deverá apresentar novos documentos, caso a primeira solicitação tenha sido negada. Para não ter erro, consulte a lista de documentos aceitos em caso de recurso no site do Enem 2018.

O resultado do recurso será divulgado no dia 5 de maio, dois dias antes do início das inscrições. Caso o recurso também seja negado, o participante ainda poderá realizar a inscrição, pagando a taxa de R$ 82. Lembrando que todos os interessados em fazer o exame esse ano, isentos ou não, deverão se inscrever entre 7 e 18 de maio.

Quem pediu isenção?

Segundo os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), das 3,8 milhões de solicitações de isenção de taxa no Enem esse ano, 971.924 eram de estudantes concluintes do ensino médio em escolas públicas. Nas edições passadas, a isenção desse grupo era automática.

Quer estudar com a gente e arrasar na prova esse ano? Vamos juntos!