• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Últimos dias para requerer a isenção de taxa de inscrição no Enem 2017

Neste final de semana encerra-se o prazo para recorrer à isenção de taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2017. Os candidatos que tiveram seus pedidos indeferidos, devem enviar os respectivos documentos comprobatórios e solicitações de revisão para o email isencaoenem@inep.gov.br até às 12h deste domingo, 25 de junho, em formato PDF ou JPG. A medida foi uma decisão conjunta do  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e do Ministério Público Federal (MPF).

O edital do exame para este ano trouxe algumas mudanças em relação à edição do ano passado. Entre elas, no momento de inscrição, cada candidato que quisesse pedir o recurso deveria escolher a opção de qual ato legal que diz respeito à situação econômica em que se enquadra- se pela Lei nº 12.799/2013 ou pelo Decreto nº 6.135/2007 . Por alguns selecionarem a opção errada, os pedidos foram indeferidos. Porém, a exceção só é válida apenas para os candidatos que tiveram a Guia de Recolhimento da União (GRU) gerada.

O ENEM 2017 contou com aproximadamente 6 milhões de inscrições confirmadas. O valor tem perspectivas de aumentar, uma vez que as inscrições não confirmadas por conta das alterações do pedido de isenção podem ser validadas após o período de regularização das solicitações. Dos 7.603.290 de inscritos, um total de 2.649.373 (34,8%) conseguiram a isenção de pagamento e 1.486.449 (19,6%) tiveram direito à gratuidade automática.

Confira a lista de documentos obrigatórios de cada caso específico do recurso. Afinal,  a nota no ENEM é a principal forma de ingresso na maioria das universidades públicas do país, tanto federais quanto estaduais, e também um meio de conseguir financiamentos e bolsas em cursos de graduação em várias instituições de ensino superior privadas de todo o país. Não vai perder essa chance, né? Vamos juntos rumo à aprovação? 😉