• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Inscrições no Fies 2017.2 começam hoje

As inscrições no Fies 2017.2, Fundo de Financiamento Estudantil para o segundo semestre, começam hoje (25). Os interessados têm até o dia 28 de julho para concluírem seu registro no site do próprio Fies. Os representantes do Ministério da Educação anunciaram o edital e o calendário do processo dia 6 de julho em coletiva de imprensa. No mesmo evento, o ministro Mendonça Filho também divulgou o formato do Novo Fies, modelo da iniciativa que entrará em vigor a partir de 2018.

GABARITE O ENEM 2017 ESTUDANDO EM 4 MESES

O Fies é um programa do governo federal que possibilita estudantes de baixa renda financiarem o seu curso de graduação em instituições de ensino superior privado. Assim como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade Para Todos (Prouni), o Fies seleciona os inscritos por meio da nota no Enem.

Para participar, é necessário ter feito o exame a partir de 2010, tirado uma nota mínima de 450 pontos, além de não ter zerado a redação. Além disso, os candidatos precisam comprovar uma renda familiar bruta mensal per capita de até 3 salários mínimos.  Ao todo, serão disponibilizadas 75 mil vagas para o Fies 2017.2.

Os pré-selecionados serão divulgados dia 31 de julho. Estes estudantes devem finalizar sua inscrição no Sistema Informatizado do Fies (Sisfies) entre os dias 1º de agosto e 8 de setembro. Além disso, também no dia 1º de agosto, a lista de espera será aberta para os candidatos que não foram aprovados na primeira chamada do programa. Os selecionados nesta etapa serão convocados até o dia 3 setembro. Enquanto as inscrições para as vagas remanescente começarão dia 11 de setembro.

O Fies 2017.2 é a última chance de ingressar no ensino superior ainda no segundo semestre deste ano pelas iniciativas do governo. Após o término do processo do Fies, os estudantes interessados nos programas sociais estudantis deverão focar em ter bons resultados no Enem 2017 que irá acontecer em dois domingos consecutivos, dias 5 e 12 de novembro. Faltam praticamente três meses para um dos vestibulares mais importantes do ano, que seleciona os novos alunos da maioria das universidades públicas brasileiras. Você está preparado? Fica tranquilo que o Descomplica só solta a sua mão na hora da aprovação! 😉

Calendário Fies 2017.2

Inscrições: até dia 28 de julho

Valor: gratuito!

Divulgação dos pré-selecionados: 31 de julho

Inscrições dos pré-selecionados: de 1º de agosto a 8 de setembro

Lista de espera: 31 de julho

Convocação da lista de espera: 1º a 3 de setembro

Vagas remanescentes: a partir de 11 de setembro