• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Informações importantes antes da data do Enem 2020

A prova do Enem 2020 já tem data confirmada: 17 e 24 de janeiro (ufa!). Acontece que, com os atrasos e a confusão toda que foi o ano, muitos alunos pararam de estudar ou adiaram seus planos de entrar na faculdade. E isso aí não rola, hein!

Faltam poucos dias para a prova do Enem e, por isso, não há tempo a perder. Existem uma série de informações importantes sobre essa prova que você precisa saber. E, além disso, vale fazer aquele check list esperto pra não deixar nada passar batido.

Precisa de ajuda na preparação para o Enem 2020? O Descomplica te dá aquela força!

O que saber sobre o edital do Enem 2020

Entre as informações importantes para o Enem 2020, está incluso o edital. Ele reúne várias diretrizes e regulamento do exame e, por isso, é essencial ler esse documento com atenção.

Basicamente, os pontos mais importantes do edital para o Enem 2020 são:

1. As provas do Enem Impresso serão realizadas em dois domingos seguidos: 17 e 24 de janeiro de 2021. Já o Enem Digital ocorre em 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021.

2. O portão de entrada será aberto às 12h e fechará às 13h (não se atrase, pelamordedeus, se não quiser virar meme!) e a prova começará às 13h30.

3. Será proibida a entrada de participantes no local de prova sem a máscara de proteção à Covid-19.

4. No primeiro dia, serão realizadas as provas de Linguagens e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Redação, com um total de 5 horas e 30 minutos de duração.

5. Já o segundo dia abordará os conteúdos de Ciências da Natureza e Matemática e suas Tecnologias, com um total de 5 horas de duração.

6. O app do Enem te ajuda bastante a acompanhar sua situação e não se perder antes de fazer a prova. Além disso, é legal ficar de olho na Página do Participante, no site do Inep. 

7. No dia de aplicação do Enem, será necessário que o participante apresente a via original de um documento com foto

8. Antes do início da prova, o candidato deverá guardar o telefone celular e qualquer outro equipamento eletrônico que ele tenha em mãos em um envelope porta-objetos.

9. É proibido entrar na sala de provas portando lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos. Óculos escuros também não são permitidos. O ideal é levar apenas canetas esferográficas de tinta preta, fabricadas em material transparente

Como se preparar para o dia da prova

Passado o momento de estudar e focar sua atenção ao Enem 2020, é chegado o grande dia! Nada pode dar errado, então, preste atenção a uma dica de rotina pra adotar quando a data do exame chegar:

·      Acorde cedo;

·      Prepare seu lanche;

·      Coma alimentos leves;

·      Leve uma garrafinha d’água;

·      Programe-se para chegar no local de prova 1 hora antes da abertura dos portões;

·      Vista roupas leves e confortáveis;

·      Pegue seu documento original com foto e máscara (fundamental);

·      Desligue o celular.

Ah! E, claro, não podemos nos esquecer da preparação com os estudos para o Enem. Esperamos que você esteja estudando e seguindo seu cronograma de conteúdos, mas, se não estiver fazendo isso, o Descomplica dá um gás nesse processo final e te ajuda a pegar o mais importante para a prova:

Dá uma olhada também no nosso plano de estudos faltando pouco tempo para o Enem 2020 e corra que ele tá chegando!!