• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Inep divulga o edital do Encceja 2017

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou hoje (25) o edital do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) para residentes no Brasil em liberdade. A partir deste ano, a prova servirá como certificação de Ensino Fundamental e Médio para pessoas que não concluíram a escolaridade na idade prevista pelo modelo do Ministério da Educação. A função era conferida ao Enem desde 2009, que certificava apenas para o Ensino Médio. A prova será aplicada dia 22 de outubro nos turnos da manhã e da tarde.

SAIBA COMO GABARITAR O ENEM ESTUDANDO EM QUATRO MESES

Os interessados poderão se inscrever entre os dias 7 a 18 de agosto no site do próprio Encceja. No momento da inscrição, é necessário portar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e do número do documento de identificação, além de especificar para qual escolaridade está buscando o certificado e a Secretaria Estadual de Educação ou o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia gostaria de solicitar o certificado escolhido.

Além disso, o Encceja, assim como o Enem 2017, contará com a Política de Inclusão em que os participantes podem recorrer à assistência no dia da prova caso comprovem as condições de autismo; baixa visão; cegueira; déficit de atenção; deficiência auditiva; deficiência física; deficiência intelectual (mental); discalculia; dislexia; surdocegueira; surdez; visão monocular. Gestantes, idosos, lactantes, sabatistas e pessoas com outras condições específicas também podem solicitar atendimento especializado. O benefício deve ser requerido no momento da inscrição.

O exame será composto por quatro provas de 30 questões cada uma, além de uma redação. As competências são Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Segundo Maria Inês Fini, presidente do Inep: “O Encceja olha para a escolaridade básica, no currículo da educação fundamental e média e, portanto, é mais adequado para fazer uma avaliação das pessoas que não puderam concluir a educação na idade certa. É mais amigável, não necessariamente mais fácil, e tem as mesmas referências (do Enem)”.

O exame é voluntário e gratuito. Para fazer a prova de certificação para o Ensino Fundamental, os participantes devem ter, no mínimo, 15 anos completos. Enquanto os interessados na comprovação da conclusão do Ensino Médio, devem ser jovens de, pelo menos, 18 anos completos até o dia da prova.

Além da prova no dia 22 de outubro, ainda serão divulgados os editais do exame para pessoas privadas de liberdade residentes no Brasil, brasileiros residentes no exterior e brasileiros privados de liberdade residentes no exterior. Agora o Exame Nacional do Ensino Médio será destinado como forma de seleção de estudantes do ensino médio para vagas no ensino superior, tanto público como privado. A edição ano vai acontecer em dois domingos consecutivos, dias 5 e 12 de novembro.

Encceja Nacional Regular

Edital: divulgado dia 25 de julho no Diário Oficial da União

Inscrições:  7 a 18 de agosto

Prova: 22 de outubro

Custo: Zero. A prova é gratuita e voluntária!

Onde: em 564 escolas que ainda serão divulgadas