Quer receber materiais gratuitos e conteúdos exclusivos? 😉

Insira seu e-mail e receba todas as novidades sobre o Enem 2018 em primeira mão

MEC libera hotsite sobre o Novo Fies

Formato do programa entra passará a valer em 2018
Novo Fies

Ministro da Educação, Mendonça Filho, anuncia o Novo Fies  Fonte: Revista Veja

Na última quarta-feira (7), o Ministério da Educação (MEC) divulgou o hotsite do Novo Fundo de Financiamento Estudantil (Novo Fies) – programa do governo federal para a seleção de bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior. O Novo Fies traz mudanças para o atual modelo do programa e entrará em vigor a partir de janeiro de 2018.

COMECE A SE PREPARAR DESDE JÁ PARA O ENEM 2018! o/

O hotsite informa as todas as alterações realizadas no escopo do programa e já está disponível para consultas. Dentre as principais mudanças propostas, está a criação de 310 mil novas vagas para o próximo ano – em que 100 mil deles serão ofertadas a juros zero.  Outra mudança significativa no programa é participação das universidades no pagamento da dívida dos bolsistas, como também o estabelecimento da taxa de juros fixa: 6,5% ao ano.  

Divisão em faixas

O Novo Fies será dividido três faixas 👇

  • Faixa um: destinada a candidatos que comprovem renda de até três salários mínimos. Bolsas a juro zero e os recursos serão garantidos pela União
  • Faixa dois: voltada para os candidatos das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste que comprovem até cinco salários mínimos. Juros a 3% e recursos garantidos por fundos regionais.
  • Faixa três: destinada a candidatos que comprovem até cinco salários mínimos. Os recursos serão garantidos pelo BNDES.

Qual o porquê das mudanças?

Segundo o MEC, os níveis de inadimplência do programa estavam ameaçando a sustentabilidade do programa – chegaram a bater 46,4%. No ano passado, segundo dados do próprio Ministério, o custo total do Fies aumentou em quinze vezes em relação a 2011.

Enem 2017

O Enem ainda é a forma de seleção do Novo Fies. Os candidatos precisam ter feito o exame em algum ano a partir de 2010 para poderem participar do programa. Além disso, é necessário ter uma média de, no mínimo, 450 pontos na prova e não ter zerado a redação. Se você está pensando em concorrer a alguma das bolsas do Novo Fies e fez o Enem 2017, procure estimar a sua nota no exame. Assim, você pode criar estratégias de entrar na faculdade ano que vem! Estamos aqui torcendo por você!