• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Enem 2018 coincide com início do horário de verão

Enem 2018: teremos mudanças na aplicação das provas. O ministro da Educação, Rossieli Soares, pediu à presidência e à Casa Civil para adiar o início do horário de verão. A medida foi tomada por conta de uma coincidência: a mudança nos relógios acontece no primeiro domingo de provas do Enem 2018 (Exame Nacional do Ensino Médio para o ano de 2018). A nova data foi determinada em dezembro de 2017. A decisão foi homologada por meio de um decreto oficial da presidência. O pedido de Rossieli ainda não foi respondido.

💪 CONFIRA OS TOP 5 RESUMOS DE CADA MATÉRIA PARA O ENEM 💪

O adiamento do novo horário evita problemas de logística para a prova. Na região Norte do país, por exemplo, alguns municípios sofrem até três horas de atraso em relação ao horário de Brasília.

Nesses locais, as equipes que trabalharão no exame iniciariam seu deslocamento ainda de madrugada. Tudo por conta do nascer do sol, que acontece mais tarde neste período. O mesmo se aplicaria ao transporte das provas impressas.

Além disso, o Ministério da Educação (MEC) teme que seus candidatos percam o exame caso ocorra no mesmo dia da mudança dos relógios.

Nova data do Enem não é uma possibilidade

Horários de entrada nos locais de prova divergem ao redor do país. Fonte: O Globo

A mudança da data do Enem não é uma opção. Isso porque a estrutura de aplicação do exame já está pronta. Assim como o aluguel de salas e a contratação de funcionários. Portanto, a possibilidade do Enem ser antecipado ou adiado não está nos planos do MEC e nem do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) – órgão que planeja a prova.

Confira os horários locais de cada estado

  • Região Nordeste e estados do Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Tocantins: portões abrem às 11h, fecham às 12h. As provas começam às 12h30;
  • Regiões Sul e Sudeste, Distrito Federal e Goiás: portões abrem às 12h, fecham às 13h. As provas começam às 13h30;
  • Estados do Amazonas, Rondônia e Roraima: portões abrem às 10h, fecham às 11h. As provas começam às 11h30;
  • Estado do Acre: portões abrem às 9h, fecham às 10h. As provas começam às 10h30.

Calendário do Enem 2018

O exame acontecerá em dois domingos consecutivos, nos dias 4 e 11 de novembro. Os candidatos devem chegar com uma hora de antecedência. Todos os participantes deve portar um documento original com foto, o cartão de confirmação e caneta preta de corpo transparente. Confira as datas importantes:

Outubro 2018 (data a confirmar)

  • Divulgação dos locais de prova.

Novembro 2018

  • Primeiro domingo (04/11): aplicação das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias / Redação / Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Segundo domingo (11/11) : aplicação das Provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias / Matemática e suas Tecnologias;
  • Quarta-feira (14/11): publicação dos Gabaritos e dos Cadernos de Questões.

Janeiro 2019 (data a confirmar):

  • Liberação dos Resultados Individuais.

Março 2019 (datas a confirmar):

  • Divulgação dos Resultados dos Treineiros e dos Espelhos de Redação.

Sabemos que para o candidato, é indispensável uma boa noite de sono antes das provas. E sem contar que já temos atrasos demais todo ano, né? Mas temos certeza que independente dessa mudança, o seu esforço e estudo não serão desperdiçados. Estamos com você até a reta final! Vamos juntos 🚀