• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Guerra Fria: resumo para você se preparar para o Enem

Quando falamos de Guerra Fria, o que vem à sua cabeça? Seria uma guerra no Alasca, com neve e muito frio?

Ou, então, uma guerra sem emoção, fria e insensível?

Nada disso, miguxo! Neste resumo da Guerra Fria para o Enem, você fica sabendo direitinho o que aconteceu no conflito e por que ele aconteceu!

A Guerra Fria, ao contrário das guerras que a gente conhece, não foi um período de lutas, mortes e combates. Isso porque ela se resumiu a um período de tensão, que ocorreu logo após a Segunda Guerra Mundial. Embora ela não tenha ido às vias de fato, a Guerra Fria deixou um legado importante quando terminou.

Se você vai prestar o Enem e precisa de um resumo sobre a Guerra Fria, vem com o Descomplica! A gente te explica esse período histórico e traz um mapa mental de Guerra Fria MA-RA pra você baixar!

O que foi a Guerra Fria — Resumo

A Guerra Fria foi um período histórico que durou do fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, até o término da União Soviética, em 1991. 

Nesse período, duas superpotências lutavam, mas sem lutas e combates de fato, pelo controle e hegemonia econômica do planeta. Havia dois blocos, divididos assim:

  • Capitalista (liderado pelos Estados Unidos);
  • Socialista (chefiado majoritariamente por Josef Stalin, da União Soviética).

Ao contrário do que o termo “guerra” sugere, o período não foi marcado por conflitos diretos, mas, sim, confrontos estratégicos e políticos. Não houve tensão física ou violenta de nenhuma das partes durante todos esses anos.

Embora a Guerra Fria tenha sido pacífica, ela deixou marcas bem importantes no mundo. Por isso, é importante entender que as decisões e atitudes tomadas naquele momento reverberam até hoje.

Como começou a Guerra Fria

Antes de fazermos um resumo sobre a Guerra Fria, é importante dizermos que tudo começou com o fim da Segunda Guerra Mundial, que culminou na derrota da Alemanha e de seus aliados e a vitória do eixo que incluía Rússia e Estados Unidos da América.

Os EUA lucraram muito com a guerra. A Rússia (que na época era União Soviética), também despontou como uma importante área de influência na Europa.

Com muito poder em mãos, já sabe o que acontece, né? Confusão!

O estopim da coisa toda foi a Doutrina Truman, que pretendia isolar a União Soviética economicamente, reduzindo a sua área de influência global. O Plano Marshall, que pretendia ajudar economicamente os países europeus atingidos pela guerra, também foi importante pra gerar confusão.

A Rússia já mandou a resposta logo, com planos para ajudar os países socialistas e unir os partidos comunistas europeus. E isso aterrorizava os EUA, que queriam frear o avanço do Socialismo no planeta.

Foi nessa mesma época que surgiu a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), criada em 1949. Em resposta, a URSS criou o Pacto de Varsóvia.

Características da Guerra Fria — Resumo

Quem está preparando um resumo da Guerra Fria precisa ter bem clara a noção de que o período marcou a bipolarização mundial entre os Estados Unidos e a União Soviética. 

Esse momento reuniu características como:

  • Grande uso de propaganda;
  • Antagonismo militar e político entre os blocos;
  • Capitalismo x Socialismo.

Outra característica importante da Guerra Fria é a divisão da Alemanha, que, à época, foi repartida entre França, Inglaterra e Estados Unidos (que decidem por uma administração em conjunto) e a União Soviética. O Muro de Berlim foi construído nessa época, inclusive. 

Um assunto bem cobrado no Enem quando o assunto é Guerra Fria são as corridas armamentistas e a corrida espacial! 

Vai um resuminho aí pra você entender melhor cada uma:

Corrida Armamentista

A corrida armamentista que aconteceu durante a Guerra Fria não foi violenta. Isso porque ela estava focada em pesquisa e investimento. Os dois blocos procuravam tecnologias para ampliar o seu poderio bélico e usá-lo em situações específicas. 

É aí que surge a “paz armada”, uma espécie de trégua entre ambas as partes devido ao medo de ser atacado pelo outro bloco.

Corrida Espacial

A corrida espacial foi outra disputa quente dos dois blocos econômicos na Guerra Fria. Ambos queriam enviar um homem para fora da Terra. 

Foi nesse período, inclusive, que a NASA foi criada nos Estados Unidos, mas quem chegou primeiro ao espaço foi a União Soviética, que enviou o satélite (Sputnik) e também o primeiro voo tripulado (com Yuri Gagarin). 

Os Estados Unidos por sua vez levarem o primeiro homem à Lua (Neil Armstrong).

Por que o nome “Guerra Fria”?

Como já dissemos acima, a Guerra Fria foi um conflito de ordem política, militar, tecnológica, econômica, social e ideológica entre as duas nações.

O nome “fria” deriva do fato de que não houve uma guerra ou conflitos diretos entre Estados Unidos e Rússia. 

Principais consequências da Guerra Fria

Quem estiver fazendo um resumo sobre Guerra Fria para o Enem pode listar as principais consequências do período:

  • Reunificação da Alemanha;
  • Formação de novos blocos econômicos;
  • Queda do Socialismo;
  • Ascensão do Capitalismo;
  • Grande desenvolvimento e avanço tecnológicos; e
  • Modificação do mapa-múndi, com o surgimento de novas nações.

Houve, também, consequências da Guerra Fria para o Brasil, como o rompimento das relações diretas com a Rússia e, consequentemente, o aumento da dependência em relação aos Estados Unidos.

Por aqui, rolava a Ditadura Militar no período da Guerra Fria. Isso aumentou o cenário de perseguição de comunistas em solo brasileiro. 

Como termina a Guerra Fria

Após a década de 60, houve um apaziguamento das tensões entre os blocos. Internamente, a situação não era favorável para as nações líderes, especialmente para a Rússia, que enfrentava a resistência de vários países querendo se livrar do seu domínio.

O bloco socialista, então, foi, aos poucos, realocado ao cenário internacional e aproximado aos Estados Unidos. Com essa proximidade, em 1991, chega ao fim a Guerra Fria.

Quer um resumo sensacional sobre a Guerra Fria para o Enem? Se liga nesse vídeo do nosso canal no YouTube!

Ahhh! Nós temos também um incrível mapa mental da Guerra Fria pra você baixar em alta resolução!

Conheça os planos de aulas online para o Enem do Descomplica. A gente te ajuda a aprender tudinho da forma mais divertida e gostosa!