Quer receber materiais gratuitos e conteúdos exclusivos? 😉

Insira seu e-mail e receba todas as novidades sobre o Enem 2019 em primeira mão

Gabarito Oficial Enem 2019 é divulgado. Confira agora!

Provas aconteceram nos dias 3 e 10 de novembro. O gabarito oficial Enem 2019 acaba de ser publicado, mas as notas finais só saem em janeiro.

A hora tão esperada por milhões de estudantes brasileiros chegou. O gabarito oficial Enem 2019 acaba de ser oficialmente divulgado pelo Inep. Além das respostas das questões, é possível acessar os quatro cadernos da prova, que também já estão disponíveis.

Ao todo, são quatro gabaritos disponíveis para cada dia de Enem 2019. Por isso, fique atento na hora de conferir suas respostas levando em conta data e cor da prova realizada.

Gabarito oficial Enem 2019 primeiro dia

Prova Azul

Gabarito oficial Enem 2019 - Prova Azul - Primeiro dia

Prova Amarela

Gabarito oficial Enem 2019 - Prova Amarela - Primeiro dia

Prova Branca

Gabarito oficial Enem 2019 - Prova Branca - Primeiro dia

Prova Rosa

Gabarito oficial Enem 2019 - Prova Rosa - Primeiro dia

Gabarito Enem 2019 segundo dia

Prova Amarela

Gabarito oficial Enem 2019 - Prova Amarela -Segundo dia

Prova Cinza

Gabarito oficial Enem 2019 - Prova Cinza -Segundo dia

Prova Azul

Gabarito oficial Enem 2019 - Prova Azul - Segundo dia

Prova Rosa

Gabarito oficial Enem 2019 - Prova Rosa - Segundo dia

Como foi o Enem 2019?

O primeiro domingo (03/11) do Enem 2019 contou com a aplicação das avaliações de Linguagens e de Ciência Humanas e suas Tecnologias, além da redação com o tema “Democratização do Acesso ao Cinema no Brasil”. Na semana seguinte, o domingo (10/11) ficou marcado pela prova de Matemática e o teste de Ciências da Natureza.

Como sempre, o gabarito Enem do Descomplica ajudou os participantes a calcularem suas notas, auxiliando um pouco na ansiedade. A versão extraoficial contou com a correção das questões dos dois dias de prova e pode ser acessada aqui.

Quando sai o resultado do Enem 2019?

Os resultados individuais do Enem 2019 serão disponibilizados a partir de janeiro de 2020, em conjunto com a avaliação da redação. Para não estudantes, os treineiros, a nota final poderá ser acessada em março de 2020. As notas estarão disponíveis na Página do Participante no site do Inep com CPF e senha do participantes.

Desse modo, leve em conta que o gabarito oficial Enem 2019 te ajuda a ter uma boa impressão sobre seu desempenho na prova. Porém, o resultado definitivo fica para o começo do ano que vem.

Como calcular a nota do Enem?

Agora que você conferiu sua nota no gabarito oficial Enem 2019, provavelmente já tem uma visão mais clara do seu desempenho na prova, não é mesmo? Porém, muitos estudantes ainda têm dúvidas sobre como é realizado o cálculo da nota final.

O Inep não realiza uma média simples de desempenho e sim faz uso de uma metodologia conhecida como Teoria de Resposta ao Item (TRI), que já explicamos com detalhes aqui. Basicamente, o algoritmo mede o conhecimento do participante por meio das suas respostas do teste, identificando padrões de erros e acertos.

Para que serve o Enem?

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma avaliação de desempenho de estudantes do Ensino Médio. Por meio do seu resultado, torna possível com que seus participantes entrem no Ensino Superior de diferentes maneiras:

Sisu

Atualmente, muitas instituições de ensino superior fazem uso do sistema para selecionar estudantes com base na nota do Enem. Antes de se inscrever, é importante ficar atento, pois:

  • podem ser definidos pesos distintos para cada tipo de prova (Linguagens, Matemática, etc.);
  • é possível que uma nota mínima de corte seja estabelecida com base no desempenho da avaliação do Enem.

Para saber mais sobre o Sisu e como o resultado do gabarito oficial Enem 2019 pode te ajudar a ingressar em uma universidade pelo sistema, clique aqui.

Universidades Federais

Instituições de ensino federais definem as regras de utilização da nota do Enem em seus processos de admissão. Algumas das possibilidades são:

  • Inscrição por meio do Sisu;
  • Combinação da nota Enem com o próprio vestibular da federal.

Prouni

Após conferir o resultado do gabarito oficial Enem 2019, muitos estudantes podem se planejar para ingressar em universidades privadas por meio do Prouni. Para participar, é preciso:

  • Mínimo de 450 pontos nas médias da Prova Enem;
  • Não ter recebido nota 0 na redação;
  • Ter renda familiar mensal de, no máximo, três salários mínimos.

Para conferir os outros pré-requisitos de participação do Prouni, incluindo a lista de documentos exigidos pelo programa, leia nosso post sobre o assunto.

Fies

O programa do governo funciona como um empréstimo para o estudante que não pode pagar o valor integral da mensalidade de uma universidade privada.

  • A solicitação do empréstimo só pode ser feita por quem realizou a prova do Enem;
  • Somente após o fim do curso, o pagamento do investimento realizado pelo programa é feito pelo estudante (e com juros mais baixos).

Para conhecer todas as regras do financiamento Fies, clique aqui.

A nota do Enem também possibilita que você se inscreva no Sisutec (um programa similar ao Sisu) e em algumas universidades portuguesas. Desse modo, não restam dúvidas de que a realização da prova pode abrir muitas portas para o seu futuro!

Agora que você conferiu o gabarito oficial Enem 2019, deixe seu comentário abaixo contando como foi seu desempenho na prova. Estamos na torcida!