Quer receber materiais gratuitos e conteúdos exclusivos? 😉

Insira seu e-mail e receba todas as novidades sobre o Enem 2019 em primeira mão

Gabarito oficial do Enem 2018 está no ar

Notas dos candidatos serão divulgadas em Janeiro

Fonte: Último Segundo | iG

Enem 2018: o gabarito oficial do exame foi divulgado hoje (14/11). Candidatos que saíram da prova com caderno de questões ou gabarito anotado podem conferir erros e acertos. As notas serão divulgadas pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) apenas em Janeiro. Confira o gabarito na Página do Participante aqui.

SIMULE SUA NOTA NO GABARITO DESCOMPLICA

A última edição do Enem aconteceu nos dias 4 a 11 de novembro. A prova, que teve 5,5 milhões de inscritos, teve como tema da redação a  “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. Além do texto dissertativo-argumentativo, a prova abordou questões menos conteudistas no caderno de Humanas e Linguagens. Já nas provas de Exatas e Ciências da Natureza, questões estavam mais fáceis do que as do ano passado. Confira o nível de dificuldade do dia 1 e dia 2 do exame.

TRI: Como a nota do Enem é calculada

A Teoria de Resposta ao Item (TRI) é o algoritmo usado pelo Enem para corrigir e dar nota às questões da prova. O algoritmo é um modo de legitimar os conhecimentos dos candidatos e saber se questões foram chutadas pelos participantes.

Para a TRI funcionar, as 180 questões do Enem tem níveis fácil, médio e difícil. O algoritmo consegue identificar se o candidato acertou a questão por meio de seu padrão de respostas. Assim, dá pra entender se o candidato acertou porque de fato sabia – recebendo o ponto inteiro da questão – ou chutou – não recebendo a pontuação cheia. Desse modo, a nota final não depende só do número de acertos, e sim do nível de dificuldade das questões que você acertou e também das que errou. Saiba como usar o TRI a seu favor na prova do Enem.

Calendário do Enem 2018

Confira as próximas datas importantes:

  • Lançamento dos Resultados Individuais: 18 de janeiro de 2019;
  • Divulgação dos Resultados dos Treineiros: data a confirmar em março de 2019;
  • Liberação dos Espelhos de Redação: data a confirmar em março de 2019.

Sabemos que a ansiedade é grande e as expectativas são altas. Mas fica tranquilo! Temos certeza que seu estudo ao longo do ano será compensado. Além disso, você é bem maior que a sua nota! Estamos torcendo pela sua aprovação na faculdade. Mas se não for dessa vez, estaremos juntinhos com você para a próxima tentativa. Bora mudar o seu futuro? 🚀