• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Saiu o gabarito oficial do Enem 2017

O Ministério da Educação divulgou hoje (14) o gabarito oficial do Enem 2017! Dá para conferir todos os cadernos de provas – inclusive as provas em Braile e em Libras – no site do exame. O Descomplica divulgou o Gabarito Enem 2017  extraoficial nos dias de prova e só divergimos em três questões do gabarito oficial. Além sermos o gabarito mais rápido do Brasil, disponibilizamos uma ferramenta para você simular sua nota pela plataforma. Partiu? 😉

SIMULE SUA NOTA PELO GABARITO ENEM 2017

Enem 2017

O Enem 2017 aconteceu em dois domingos consecutivos – 5 e 12 de novembro. O exame foi reformulado para que as provas de Ciências Humanas, Linguagens e Redação fossem aplicadas no primeiro dia, 5 de novembro, enquanto Matemática e Ciências da Natureza ficaram para o segundo dia, 12 de novembro. 

Outras novidades desta edição do exame foram as mudanças voltadas para as políticas de inclusão. Candidatos com algum tipo de deficiência auditiva ou visual puderam fazer as provas em Libras e em Braile, respectivamente.   

O Enem 2017 também foi uma das edições mais seguras da prova. Os locais de prova contaram com detectores de metais e pontos eletrônicos para evitar qualquer tipo de fraude – até mesmo os lanches dos candidatos passaram por algum tipo de inspeção.

Comentários dos professores

Nossos professores deram suas impressões sobre os níveis da provas do primeiro e do segundo dia. Em geral, as questões de Ciências Humanas pediram muita interpretação de texto. Alguns enunciados pontuais demandaram muito conhecimento técnico dos candidatos. Já em Linguagens, a interpretação de texto também se fez muito presente, mas Literatura voltou a ser destaque no exame.

Tanto Matemática quanto Ciências da Natureza adotaram o mesmo perfil de prova: assuntos tradicionais na história do Enem, porém com questões bastante conteudistas. Além disso, em Química, tivemos uma questão sobre cromatografia – uma matéria que só é estudada por estudantes do primeiro ano da graduação de Química, mas que é resolvida com conhecimentos do ensino médio.

Além disso, lá no Gabarito Enem 2017 você consegue conferir quatro exemplos de redação nota mil sobre o tema que caiu este ano: “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”. O tema é desafiador, mas não uma surpresa – até citamos como um dos 25 temas possíveis de aparecer no Enem.

E aí, já conferiu seus resultados? Estamos torcendo muito para que você garanta sua vaga na faculdade ano que vem! E fique tranquilo: se você não tiver mandado bem este ano, já dá para se preparar para o Enem 2018! Tamo junto! 💪