Quer receber materiais gratuitos e conteúdos exclusivos? 😉

Insira seu e-mail e receba todas as novidades sobre o Enem 2017 em primeira mão

Saiba o que caiu no primeiro dia de prova do Enem 2017

Confira agora os temas que mais caíram no primeiro domingo de Enem 2017!

Hoje, 05 de Novembro, rolou o primeiro dia de prova do Enem 2017. Os candidatos tiveram que responder a 90 questões objetivas de Ciências Humanas – ou seja, Geografia, História, Sociologia e Filosofia – e Linguagens, além de produzir uma redação dissertativo-argumentativa sobre o tema “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”.

CONFIRA AQUI O GABARITO PARA O 1º DIA DE PROVA DO ENEM 2017

De forma geral, a prova não apresentou assuntos que nunca caíram, que eram surpresas para os vestibulandos. No entanto, era necessário ter capacidade de ler textos extensos e habilidade de interpretá-los e relacioná-los com uma base de conhecimento prévia – ou seja, não era possível saber a resposta se baseando apenas nos textos do enunciado. Além disso, rolaram questões de Geografia e Sociologia bastante conteudistas, cobrando conhecimento específicos, como Geografia Física – especificamente, desertificação e características biogeográficas -, estrutura da política brasileira e Futurismo.

Ciências Humanas

História

De acordo com nosso professor Renato Pellizzari, a prova de História do Enem 2017 não estava extremamente conteudista e demandou muita habilidade de interpretação de texto dos candidatos: “um aluno com calma, sabendo interpretar textos e imagens e com boa noção de fenômenos históricos se sairia bem”. Uma surpresa para o professor foi o fato das efemérides 100 anos de Revolução Russa e 500 anos da Reforma Protestante não terem aparecido no exame, pois eram uma forte aposta pela importância histórica dos dois acontecimentos.

A prova trouxe questões sobre migração, abordando o assunto a partir do viés da diversidade social e cultural, e apostou muito em temas que sempre costumam cair, como:

  • Escravidão – o destaque do assunto ficou em uma questão sobre sociedade escravista, que falava sobre as amas de leite
  • História da África – destaque para uma questão sobre África no século XV, que falava sobre uma cidade africana
  • Questão indígena
  • Nazismo – esse ano, apareceu em uma questão falando especificamente sobre Holocausto

De maneira geral, em História não houve questões polêmicas nem de assuntos que nunca caíram.

Geografia

Para o nosso professor Claudio Hansen, as questões de Geografia estavam bastante conteudistas e demandavam interpretação de texto – mas não no estilo “leia e marque”, elas exigiam que o aluno tivesse uma base de conhecimento sobre o assunto para relacionar com o texto e saber responder. Por exemplo, foram exigidos conhecimentos teóricos sobre Geografia Física, que costuma ser o terror dos vestibulandos: eles tiveram que responder a questões específicas sobre desertificação e também sobre características biogeográficas.

A novidade em Geografia ficou por conta de uma questão sobre questão palestina e seu reconhecimento pela ONU (Organização das Nações Unidas), assunto que não caía no exame há 4 anos. Outra surpresa foi não ter caído Guerra da Síria, tema que foi super discutido aqui no Descomplica e que era cotado até para aparecer na Redação.

E dos assuntos que caem todo ano, os principais foram:

  • Questões urbanas
  • Questões de concentração de terra no Brasil
  • Energia
  • Hidroeletricidade

Filosofia e Sociologia

As questões de Sociologia foram uma surpresa para nossa professora Lara Rocha: “a prova de Sociologia foi surpreendente, com questões que não eram de interpretação, e sim totalmente conteudistas”. Os temas cultura, gênero e movimentos sociais já eram esperados no Enem 2017 e caíram bastante. Além disso, houve uma questão sobre Futurismo, mais uma surpresa para os vestibulandos.

Apesar de Filosofia causar mais insegurança nos alunos, as questões estavam bem mais fáceis que as de Sociologia, de acordo com a nossa professora, com o nível de dificuldade bem parecido com o dos anos anteriores. Os tópicos que caíram também foram os que sempre costumam cair: Kant, que falamos bastante sobre no Maior Aulão do Mundo, e Aristóteles, que também já era esperado.

Linguagens

Nossos professores Eduardo Valladares e Rafael Cunha acreditam que a prova de Linguagens estava bem complicada e exigente. Assim como em Ciências Humanas, ela demandava muita habilidade de leitura, capacidade de ler vários textos extensos seguidos sem perder o ritmo e relacioná-los entre si. Porém, não apresentou questões de temas inesperados, caiu o que sempre costumar cair:

  • Gêneros textuais
  • Variação linguística
  • Função de linguagem
  • Vanguardas europeias
  • Polissemia

Além disso, houve duas questões que abordavam questões de polêmica social, tratando sobre incentivo da leitura infantil e violência contra mulher.

Para conferir as respostas e comentários para as questões do primeiro dia de prova do Enem 2017, além de simular sua nota baseada nas diretrizes da Teoria de Resposta ao Item (TRI), clique aqui e corra para o nosso Gabarito Enem!