Quer receber materiais gratuitos e conteúdos exclusivos? 😉

Insira seu e-mail e receba todas as novidades sobre o Enem 2017 em primeira mão

Confira o nível de dificuldade do primeiro dia de prova do Enem 2017

Saiba qual foi o nível de dificuldade das questões!

Hoje (5) foi o primeiro dia de prova do Enem 2017, que testou os conhecimentos dos vestibulandos nas áreas de Ciências Humanas e Linguagens e exigiu que eles produzissem um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”.

CONFIRA AGORA O GABARITO DO PRIMEIRO DIA DE ENEM 2017!

De acordo com nossos professores do Descomplica, o nível das provas de hoje foi semelhante ao de anos anteriores, de maneira geral. Em Ciências Humanas, a maioria das questões foi considerada tranquila, com grande incidências dos assuntos Sociedade Escravista, Aristóteles, Segregação Socioespacial e Movimentos Sociais que já eram esperados pelos vestibulandos. Já em Linguagens, as questões focavam bastante em Funções de Linguagem e Interpretação Textual, além de apresentarem um nível de cobrança maior que as edições anteriores do exame. Além disso, Literatura ganhou um destaque especial. Já em Redação, nossos professores consideraram o tema médio por conta do recorte da surdez e esperado por tratar de minorias.

Comparando com as áreas de Ciências Humanas, Linguagens e o tema de redação do Enem 2016, a edição de 2017 teve um nível de dificuldade similar. Porém, esse ano, o exame trouxe algumas supresas. Alguns temas que caíram são inéditos na história do exame, como foi possível perceber a partir das seguintes pontos:

  • Palestina, que não era abordada há, mais ou menos, quatro anos
  • Questões mais conteudistas em Sociologia
  • Estrutura política brasileira
  • Nível de interpretação alto em algumas questões de Geografia

E para conferir o gabarito completo do primeiro dia de prova do Enem 2017, acesse nosso Gabarito Enem! Lá você encontra as respostas e comentários dos professores para as 90 questões de Ciências Humanas e Linguagens, além de uma redação exemplar sobre o tema deste ano: “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”. Além de tudo isso, você ainda pode estimar sua nota no Enem a partir dos critérios da Teoria de Resposta ao Item (TRI)! Partiu Gabarito Enem 2017? 😀