• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

10 filmes para estudar história para a prova do Enem!

Gosta de um cineminha? Que tal estudar História para o Enem em frente à televisão e comendo pipoca? Há muitos filmes e documentários sobre temas importantes da história brasileira e mundial – muitos deles abordados nos vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio.

Para obter uma boa nota no Enem, é imprescindível que o candidato tenha um bom repertório cultural. Por isso, vale usar livros, filmes, documentários, séries e outros recursos para aprimorar seus conhecimentos.

Que tal aprender enquanto relaxa vendo um bom filme? Acompanhe as nossas dicas para estudar História para o Enem!

1. A Lista de Schindler

Esse clássico do cinema aborda o Holocausto e é baseado na trajetória real do enigmático Oskar Schindler, que salvou a vida de mais de 1.100 judeus dos nazistas. É um grande aliado nos estudos do período da Segunda Guerra Mundial e do nazismo.

2. Adeus Lênin

Esse filme, outro clássico, aborda a queda do Muro de Berlim e a reunificação da Alemanha. Ele se passa em 1989, pouco antes da queda do muro de Berlim, e retrata a história da sra. Kerne, que fica desacordada durante os dias que marcaram o triunfo do regime capitalista. Ao acordar, sua cidade, Berlim Oriental, está bem diferente.

3. Coração Valente

No século XIII, soldados ingleses matam a mulher do escocês William Wallace. Então, ele lidera seu povo para se vingar e promove uma luta contra o rei inglês Edward I, buscando libertar a Escócia de vez.

4. Hotel Ruanda 

Este filme trata do genocídio de Tutsis durante a Guerra Civil Ruandesa, em 1994, quando quase um milhão de pessoas morreram em apenas 100 dias. 

Saiba mais: 4 filmes para te ajudar a entender a Guerra Fria 

5. Olga

Olga Benário é uma militante comunista alemã perseguida pela polícia. Ela, então, foge para Moscou e se apaixona por Luís Carlos Prestes, que liderava a Intentona Comunista de 1935. A revolução fracassa, ambos são presos e ela, grávida, é deportada para a Alemanha nazista.

6. O diário de Anne Frank

Anne Frank foi uma jovem alemã de origem judia que, com 13 anos, foi morar com a família em um esconderijo em Amsterdam, na Holanda, por conta da perseguição nazista. Ela, então, escreve seus pensamentos em um diário entre os anos de 1942 a 1944.

7. A missão 

O filme relata os conflitos entre jesuítas e a coroa espanhola no processo de conquista da América. Ele se passa durante a Guerra Guaranítica, que envolveu os índios guaranis e as tropas espanholas e portuguesas no sul do Brasil.

8. Mandela 

Inspirado na autobiografia de Nelson Mandela, o filme aborda a trajetória do líder sul-africano em sua luta pelo fim do Apartheid, incluindo os 27 anos em que esteve na prisão.

9. Apocalipse Now 

O filme aborda o impacto que a Guerra do Vietnã causou em soldados americanos e tem como foco a história de um oficial das Operações Especiais do Exército dos Estados Unidos em uma missão para matar o Coronel Walter Kurtz, das Forças Especiais. 

10. Nascido em 4 de Julho 

O filme aborda o regresso aos Estados Unidos de um jovem soldado que fica paraplégico devido a um ferimento na Guerra do Vietnã. O protagonista, então, sofre com preconceitos da época e se engaja em um movimento pacifista. 

Gostou das dicas? Há muitos outros filmes bacanas para quem precisa estudar História para o Enem e, certamente, eles te ajudarão a compreender melhor diversos acontecimentos da história mundial e brasileira.