• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Faculdade de Medicina: como se preparar para concorrer

Quer fazer Faculdade de Medicina, mas não faz ideia de qual é o primeiro passo? Qualquer profissão exige conhecimento, dedicação e preparo, mas a Medicina, especificamente, exige mais dos candidatos, visto que esse curso é bastante concorrido, especialmente nas universidades e faculdades públicas.

Receber dicas de como se preparar para concorrer a uma vaga no curso de Medicina é essencial para se sair bem no Enem e no vestibular. O passo inicial, para quem deseja entrar nessa carreira, é conhecer bem a profissão. Depois, é hora de investir nos estudos!

A seguir, falamos sobre o preparo para concorrer a uma vaga na faculdade de Medicina. Dá uma olhada!

Qual é a estrutura do curso de Medicina 

A graduação em Medicina é um curso de período integral e esse fato, por si só, exige bastante disponibilidade de tempo. Outro ponto importante é que a duração desse curso é de, no mínimo, seis anos, divididos em três partes.

A primeira parte, ou ciclo básico, ocorre durante os dois primeiros anos da graduação. Ela leva o estudante a esse novo mundo e aborda os conteúdos básicos da área. Mais teórico, esse ciclo é fundamental. 

Na sequência, o terceiro e quarto anos de Medicina são dedicados à etapa clínica, quando o estudante já tem uma visão mais prática da área. Doenças e seus tratamentos são abordados, além da realização de exames clínicos e interpretação dos resultados.

Os últimos dois anos, ou terceiro ciclo, englobam estágios, que podem ser realizados em hospitais-escola, organizações públicas ou privadas.

👉 Prepare-se com o cursinho pré vestibular de Medicina do Descomplica

Como se preparar para passar no vestibular de Medicina 

Existem algumas etapas que devem ser seguidas por quem pretende passar no vestibular de Medicina. As principais são:

1. Adote uma rotina de estudos

Bastante concorrido, o curso de Medicina exige um preparo específico se você quiser se diferenciar dos demais. 

Como os conteúdos a serem estudados são muitos, é fundamental adotar um método para estudar de maneira eficiente. Defina horários para estudar, um ambiente adequado para se concentrar e siga o planejamento com disciplina.

Um cronograma com o que deve ser estudado em cada sai ou semana ajuda a se organizar a cumprir os prazos, que devem ser respeitados ao máximo.

2. Faça exercícios de anos anteriores

É muito importante chegar ao dia do vestibular ou Enem e estar preparado para as questões. Para alunos de Medicina, isso é ainda mais valioso.

Uma dica é se preparar resolvendo exercícios de edições anteriores e testar seus conhecimentos. Isso também ajuda a se familiarizar com o estilo das questões e entender que temas são mais abordados nas provas.

👉 Estude pelo Gabarito Enem dos anos anteriores

3. Defina a instituição de ensino 

A instituição em que você cursará Medicina é um ponto essencial na formação de um profissional. Por isso, avalie a qualidade da formação que cada universidade oferece, considerando fatores como nota do MEC, grade curricular, infraestrutura e possibilidades no mercado de trabalho.

Se você pretende ingressar em uma instituição pública, vale a pena reforçar os estudos, já que as vagas nesses locais são ainda mais disputadas. Apenas os estudantes realmente preparados e dedicados conseguem uma vaga nesse tipo de universidade.

4. Reserve um tempo para descansar

É isso mesmo! Só estudar sem parar não fará com que você tenha uma nota fantástica no vestibular para Medicina. É claro que absorver os conteúdos é essencial, mas também é muito importante reservar um tempo para o descanso.

Relaxamento físico e mental devem estar presentes em sua rotina. Esse é o ponto-chave para a fixação do conhecimento e, por isso, vale a pena adotar técnicas de relaxamento e práticas como o mindfulness para desligar por um tempo.

5. Não desista mesmo que não passe de primeira

Todos sabemos que o vestibular de Medicina é super concorrido. Por isso, se você não passar de primeira, é normal, ok?

Não se considere fracassado por não entrar na faculdade que você deseja logo de cara. A dica, aqui, é seguir ainda mais firme nessa preparação, fazer o exame novamente no próximo ano e conseguir! 

Estudar online é uma forma bastante eficiente de se preparar para o vestibular de Medicina. Com a rotina de estudos e práticas que recomendamos, suas chances de se dar bem e passar em Medicina aumentam muito. Dedos cruzados!

👉 Prepare-se com o cursinho pré vestibular de Medicina do Descomplica

Assista também: O que não fazer se você quer medicina no Enem

Vai fazer Medicina no vestibular? Então se liga nessas dicas pra conhecer os erros mais comuns dos estudantes que querem o curso mais concorrido de todos! Acha que é só estudar biologia e varar noites sem dormir? Nada disso! Valladares e Marcos têm o recado pra você!