• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Exatas, Humanas e Biológicas: qual área de estudo escolher?

Sabe aquela brincadeira tradicional de que estudantes de Humanas não sabem fazer conta e quem estuda Exatas não gosta de escrever? É claro que são estereótipos, mas, lá no fundo, os perfis dos estudantes de Exatas, Humanas e Biológicas são bem diferentes. E, por isso mesmo, é comum que alguns alunos fiquem na dúvida sobre qual área escolher.

Muitos alunos se identificam mais com determinada área no Ensino Médio. Há quem tenha mais facilidade em Português e História, por exemplo, ao passo que outros preferem Matemática e Química e, outros, adoram Biologia. Entender seus pontos fortes e preferências é essencial para escolher qual faculdade cursar.

Se você está na dúvida e precisa escolher entre Exatas, Humanas e Biológicas, a gente te dá uma força! Veja dicas de como escolher a área que mais combina com você!

Exatas, Humanas e Biológicas: o que representa cada área?

A área de Exatas é uma das mais antigas e sempre questionou fenômenos da natureza e suas soluções. Ela utiliza números e símbolos para, por exemplo, gerar inovação tecnológica, bem como desenvolver pesquisas, observações, análises científicas e raciocínio lógico.

Quem tem afinidade com números, precisão, cálculos e fórmulas tem maior inclinação a Exatas, podendo cursar Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Contábeis, Engenharia, Ciência da Computação, Matemática e Física, por exemplo.

A área de Humanas volta seus estudos à compreensão do ser humano, relações sociais e cultura. Por isso, engloba temas mais subjetivos, que demandam análise. Ela pode trabalhar, ainda, os aspectos da realidade humana, incluindo sociais, políticos, culturais, históricos e comportamentais.

Alunos que têm facilidade em Humanas podem cursar Administração, Psicologia, Direito, Ciências Políticas, Marketing, Jornalismo, Serviço Social, História ou Letras.

A área de Biológicas estuda o meio ambiente e os seres vivos. Ela compreende os seres em todos os níveis (atômico, molecular e em graus mais elevados) e compreende tanto quem trabalha com pessoas quanto animais e microrganismos diversos. 

Graduações como Medicina, Enfermagem, Medicina Veterinária, Biomedicina, Biologia, Educação Física e Fisioterapia são algumas das opções das Ciências Biológicas.

Perfil do aluno de Exatas, Humanas e Biológicas

Em geral, o aluno já tem uma inclinação para determinada área durante a vida escolar. Por isso, é importante você observar as matérias de que mais gosta e as que tem maior facilidade para aprender.

Basicamente, os perfis dos alunos de Exatas, Humanas e Biológicas são os seguintes:

Aluno de Exatas

Tem um bom raciocínio lógico, gosta de cálculos, gráficos e de resolver problemas complexos. Esses estudantes gostam de teoremas matemáticos e fórmulas físicas e, por isso, têm mais propensão a optar por cursos como Engenharia, Economia, Química, etc.

Aluno de Humanas

Esses estudantes têm gosto pela leitura, gostam de escrever e se interessam por temas como artes, cultura, política e direitos sociais. Em geral, um aluno de Humanas gosta de debates, atividades culturais e artísticas, cinema, etc. Sua alta capacidade reflexiva sobre acontecimentos sociais também é um ponto importante. Esse estudante pode se dar bem em cursos como Direito, Jornalismo ou Letras, por exemplo.

Aluno de Biológicas

Alunos com esse perfil gostam de estar em contato com a natureza e têm interesse pelo meio ambiente. Observadores e curiosos, eles precisam ter habilidades de comunicação e empatia, sabendo ouvir as queixas do outro. Cursos como Enfermagem, por exemplo, estão dentro de Biológicas e exigem um bom trabalho em equipe.

Com essas definições, boa parte dos alunos já consegue identificar seus pontos fortes e fracos e com qual área tem mais afinidade. Entretanto, existem também os testes vocacionais, que ajudam o estudante a entender o curso que mais combina com ele(a).

E você? Já sabe se é de Exatas, Humanas ou Biológicas? O Descomplica te dá uma ajuda para descobrir. Faça nosso teste para ajudar a identificar sua vocação!