Quer receber materiais gratuitos e conteúdos exclusivos? 😉

Insira seu e-mail e receba todas as novidades sobre o Enem 2019 em primeira mão

Estude com as melhores redações do Enem 2018

Nossa professora de português e redação Carol Achutti comenta sobre as redações pontuadas acima de 960 dos alunos do Descomplica.

O tema da redação do Enem 2018 foi “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”

Os espelhos de redação do Enem 2018 foram divulgados em 19 de março pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Eles podem (e devem!) ser consultados aqui. Você deve consultá-los porque essa é uma ótima oportunidade para analisar e estudar o seu texto já corrigido! Além disso, trouxemos neste post algumas redações dos nossos alunos comentadas pela Carol Achutti, nossa professora de português e redação. Ou seja, mesmo que você não tenha feito o Enem 2018, esse é sua chance de estudar com as melhores redações da edição passada.

 

BAIXE NOSSO EBOOK COM 25 TEMAS QUE PODEM CAIR NO ENEM!

 

O tema da redação do Enem 2018 foi “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. Leia as redações selecionadas a seguir e acompanhe os comentários feitos pela Carol Achutti. Aproveite pra anotar todas as dicas e se inspirar pra mandar muito bem na próxima vez que construir o seu texto! Vem com a gente!

 

Beatriz Rocha – Nota 980

Comentário 

“A primeira redação que eu vou comentar é a da Beatriz. Eu separei três coisas muito importantes que eu quero que você olhe com bastante atenção. Preste atenção nessa introdução por flashes, isso é muito rico. Você consegue, com muita agilidade, mostrar e demonstrar um repertório muito legal. Todos os parágrafos introduzidos por conectivos! Repare nesse vocabulário e nas escolhas lexicais!”

 

Eduardo Souza – Nota 960

Comentário

“Eduardo trouxe duas referências muito legais, super atuais, que foram Black Mirror e Matrix. Duas referências super possíveis. Ele soube aprofundar, então arrasou. Observe como ele faz, eu queria que você desse bastante atenção pra proposta de intervenção dele que está muito, muito, boa. Muito completa. Certo? Fica de olho aí e se inspira!”

 

Sarah Azevedo – Nota 980

Comentário

“A Sarah fez um texto também muito legal, também trouxe, assim como Edu, várias referências, referências muito refinadas! Trouxe Immanuel Kant, que eu amo, e trouxe Saramago. Ar-ra-sou! Referências muito elegantes e muito valorizadas pelo cânone. Muito bom! Também trouxe como atualidade o marco civil da internet, o que demonstra um repertório excelente. Então, muito legal, preste atenção nisso!”

 

Allana Beatriz – Nota 960

Comentário

“Por fim, o texto da Allana, que trouxe também uma referência cultural. Trouxe “Matrix”, assim como Eduardo, comentado lá em cima. Além disso, trouxe referências históricas, que são sempre muito positivas. Dê atenção nisso que você vai ver. Além disso, trouxe todo a discussão das redes sociais, questões sobre passar informação e tudo mais. Então também fez ótimo uso das atualidades. Releia todos esses textos e se inspire, tá bom?”

Esperamos que você tenha gostado! Achou que as dicas acabaram por aqui? Achou errado! Aproveita o embalo, vem com a gente e dá uma olhada nesse vídeo com três temas de atualidades que você pode aproveitar para usar na sua redação do Enem e arrebentar nas referências como a Carol indicou! Para não perder mais tempo e começar a estudar, aproveita e vem ser um Cabeçudo no Enem 2019 com a gente!