• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Saiba o que estudar para Medicina para passar no vestibular

Entender o que estudar para Medicina para passar no vestibular é essencial para quem deseja seguir essa carreira desafiadora e que, anualmente, recebe inúmeros novos profissionais. Vale a pena, ainda, saber como passar em Medicina com um ano de estudo, incluindo matérias e cronograma para ser aprovado. 

A alta concorrência dos cursos de Medicina, especialmente nas faculdades públicas, fez com que este curso se tornasse um dos mais difíceis de se passar. Por isso, é fundamental contar com o suporte adequado de conteúdo e uma estrutura que ajude a estudar Medicina do zero.

A Descomplica, que é super parceira de quem deseja cursar Medicina, te mostra os pontos essenciais a serem estudados. Além disso, damos dicas de como estudar para ser aprovado em Medicina!

O que estudar para o vestibular de Medicina

Como a nota de corte do curso de Medicina é uma das mais altas, é muito importante tirar notas altas no vestibular e no Enem se quiser uma boa oportunidade.

Nos processos seletivos, existem algumas disciplinas cujas notas têm um peso maior que as outras para Medicina. Elas compreendem Ciências da Natureza e Redação.

Para te ajudar a saber o que estudar para passar em Medicina, listamos, a seguir, os temas mais relevantes de cada uma das matérias mais importantes para a prova. Dá uma olhada! 

Química

Química estuda a natureza da matéria. O futuro aluno de Medicina precisa entender como o organismo funciona, especialmente por meio de reações químicas.

Assuntos que provavelmente serão cobrados no vestibular de Medicina são: Estequiometria, Química Orgânica, Funções Inorgânicas e Eletroquímica. 

Física

Física é outra matéria bastante relevante no vestibular de quem vai prestar Medicina. Ter um bom desempenho nesta prova é uma vantagem para o candidato, já que muitos alunos têm dificuldade nessa área. 

Antes de mais nada, é fundamental ter uma boa compreensão matemática dos assuntos, bem como entender as medidas do Sistema Internacional de Unidades (SI) e suas conversões.

Noções de Dinâmica são indispensáveis também. Vale entender bem as três Leis de Newton, assim como os conceitos de força, energia e trabalho. 

Ondulatória é outro tema importante. É por meio dela que ocorrem fenômenos como a luz e o som — e tudo o que deriva deles. Frequência, espectrometria, refração, reflexão e efeito Doppler são alguns dos tópicos que você precisa ver.

Biologia

Em Biologia, Citologia, Histologia e Fisiologia são conceitos indispensáveis. Vale entender melhor as organelas celulares, os principais tecidos que compõem o corpo humano e como se constituem os sistemas que mantêm o organismo em funcionamento.

Quem estuda sozinho para Medicina também precisa ter boas noções de Ecologia – tema muito cobrado em qualquer vestibular. A interação do homem com o meio ambiente, relações ecológicas, nicho ecológico, ciclos biogeoquímicos, ecossistemas e biomas são assuntos que merecem atenção.

É importante dar atenção também à união das disciplinas de Química com Biologia. A Bioquímica estuda as moléculas que tornam possível a vida, como lipídios, proteínas, carboidratos, ácidos nucleicos (DNA e RNA), entre outros.

Redação

A Redação compreende uma grande porcentagem da sua nota final e ter uma boa pontuação nessa prova é imprescindível para passar em Medicina. 

Vale entender o tipo de redação cobrada na prova e qual estrutura seguir. É preciso, ainda, dar atenção a aspectos como gramática, coesão e coerência do texto. 

Embora essas sejam as matérias mais importantes para quem vai estudar Medicina, é necessário estudar todas as outras disciplinas, ok?

É possível passar em Medicina em um ano?

Essa é a dúvida de muitos estudantes e a nossa resposta é SIM! Claro que tudo dependerá de como você estudará para Medicina, como montará o cronograma e qual será a rotina de estudos.

Leia também: Notas De Corte Para Medicina No SiSU

Quer um cursinho para Medicina nota 10? A Descomplica tem um plano exclusivo pra biológicas, como aprofundamento em Química e Física e trilha de especialidades médicas.

Você sabia que alunos do cursinho de Medicina Descomplica têm 45% mais chances de passar no vestibular? A média de redação deles é de 795, acredita?

Vem conhecer nosso plano específico de cursinho para Medicina e aprenda com quem manja do assunto. Aqui, na Descomplica, você passa no curso, meu bem!