• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Enem 2017 conta com mais 7,6 milhões de inscritos

O ministro da Educação, Mendonça Filho, e a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini, divulgaram ontem (30) o balanço oficial de inscrições no ENEM 2017 em coletiva de imprensa. São 7.603.290 inscritos e 6.135.418 confirmados, o que superou as expectativas do Inep. O instituto previu 7,5 milhões de inscrições para a edição deste ano. As provas serão aplicadas em dois domingos consecutivos, 5 e 12 de novembro.

O total de inscritos pode aumentar, uma vez que muitos candidatos tiveram problemas no momento de pedir a isenção da taxa de inscrição por conta das mudanças feitas no sistema. Aqueles que tiveram o recurso indeferido ou se sentirem prejudicados de alguma forma podem apresentar os documentos comprobatórios de renda e escolaridade até o dia 25 de junho. Apesar da exceção, representantes do Inep afirmam que as regras para solicitar a dispensa do pagamento continuam as mesmas.

Diante da mudanças do novo edital, o número de inscritos caiu em relação à 2016. No ano passado, 8,6 milhões confirmaram a inscrição na prova. O ENEM 2017 não servirá como certificação de conclusão do Ensino Médio. Essa função retorna ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que também será aplicado no segundo semestre deste ano. Além disso, a taxa de inscrição do ENEM aumentou para R$82, valor 20% mais caro que a do ano passado.

Na mesma coletiva de imprensa, Inep e Ministério da Educação (MEC) também divulgaram os dados referentes ao segundo Sisu de 2017. As inscrições estão abertas e acabam amanhã, 1º de junho. Caso você tenha feito o ENEM 2016 e sua nota na redação seja superior a zero, essa pode ser uma oportunidade de conquistar a vaga na universidade. Confere como realizar sua inscrição passo a passo e boa sorte! 😉