• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

O Enem vai ser adiado? Saiba as atualizações sobre a prova!

E ai, o Enem vai ser adiado mesmo? Que bafão! Mas, pera… É real ou fake news isso aí?

Com a pandemia e a confusão que ela causou, é comum que todo mundo fique na dúvida sobre a realização do Enem 2021.

A prova, que é a principal forma de ingresso no Ensino Superior, sofreu alterações de data em 2020, mas será que o Enem vai ser adiado em 2021 também?

A resposta que a gente pode dar, por enquanto, é que a data do Enem 2021 não foi alterada. Entretanto, há muitos fatores que influenciam na sua realização e podem fazer com que o exame seja adiado de novo.

Quer entender melhor se vai ter Enem em 2021 ou como se preparar para o exame? Se liga nas nossas dicas!

O Enem vai ser adiado?

A prova do Enem segue com previsão de realização para os meses de novembro ou dezembro de 2021. Entretanto, como a data ainda não foi totalmente confirmada, existe a possibilidade de que o exame seja, sim, adiado.

Na edição anterior do Enem, quando a edição de 2020 foi adiada, o Ministério da Educação (MEC) já previa essa alteração desde maio. 

O que pode influenciar na mudança de data do Enem?

As provas do Enem aconteciam, em geral, no mês de novembro. Por isso mesmo, os estudantes se preparavam o ano inteiro para conseguirem passar na prova. 

Entretanto, assim que teve início a pandemia, as medidas de distanciamento social ficaram mais rígidas, o que inviabilizou a reunião de vários candidatos em uma sala de aula para fazerem a prova. 

Este, inclusive, é um dos principais entraves para a realização do Enem. Se os números da pandemia não diminuírem e as restrições permanecerem intensas, a prova deve ser cancelada novamente.

O avanço da vacinação é outro ponto que impacta na realização do Enem. Quanto mais pessoas vacinadas, menores os números de internações e mortes por Covid-19. Isso, portanto, viabiliza a realização do exame.

Devo continuar meus estudos para o Enem 2021?

Com certeza! Nada de relaxar na preparação para o Enem 2021! Afinal de contas, a previsão é de que a prova aconteça, sim!

A prova do Enem é bastante densa, exigindo bastante conhecimento e habilidades do candidato. Então, quanto mais tempo você tiver para estudar, melhor

Lembre-se de que seu desempenho precisa ser o melhor possível, para garantir uma vaga nas melhores universidades particulares e públicas, além de bolsas de estudos.

O Descomplica tem aulas online de preparação para o Enem, além de gabaritos de edições anteriores e e-books sobre as principais matérias que te ajudam a mandar bem na prova! 

Por um precinho sensacional, você estuda quando e de onde estiver, com os melhores professores e as aulas online mais incríveis! 

Como saber se o Enem vai ser adiado de novo?

Como a data do Enem ainda não foi divulgada, é importante acompanhar as principais notícias para saber se a prova vai ou não acontecer, né?

Por isso, nossa recomendação é acompanhar as notícias em portais confiáveis e acessar, de tempos em tempos, o site do Inep, entidade que organiza o Enem. Se o Enem for adiado de novo, certamente a informação estará lá!

O Inep, inclusive, emitiu uma nota no mês de maio garantindo que a prova deve ocorrer em 2021. Olha só:

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reafirma que está concluindo o processo de planejamento e elaboração do cronograma de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 e engajado para que as provas sejam realizadas ainda neste ano. 

Para tanto, a Autarquia busca excelência no processo de planejamento, com o intuito de atender a todos os requisitos sanitários e garantir uma aplicação segura a todos os envolvidos, desde sua elaboração. O Instituto reafirma, ainda, que tem orçamento suficiente para realizar o Enem 2021.

O objetivo do Inep é garantir o acesso de estudantes à educação superior, por meio do acesso a programas e políticas que dependem dos resultados das provas. Todas as informações sobre o exame serão publicadas nos editais, assim que houver as definições necessárias. 

Não há, ainda, confirmação sobre a data de realização das etapas, com exceção do período para solicitação de isenção e justificativa de ausência. Esta fase está prevista em edital publicado separadamente, para facilitar a compreensão das regras específicas de gratuidade e evitar que haja problemas na homologação da inscrição dos interessados em realizar as provas.

Saiba tudo sobre o Enem e estude com quem manja do assunto. Vem pro Descomplica e conheça nosso curso preparatório online para o Enem!