• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Confira o Gabarito Extraoficial da prova do Enem do primeiro dia

E aí, terminou o primeiro dia do Enem e já quer saber a sua nota? Pode deixar com a gente, que temos um gabarito extraoficial Enem 2021 pra você! Aí, já é possível ficar sabendo da sua nota e entender, inclusive, se você conseguirá uma boa vaga no SiSU, com base nas notas de corte das edições anteriores do exame.

O primeiro dia do Enem 2021 aconteceu hoje, dia 21 novembro, nas versões impressa e digital. Quem já concluiu a primeira prova, tem o gabarito extraoficial do Enem pra já entender como foi no exame.

Quer dar uma olhada no gabarito extraoficial do primeiro dia do Enem? Então vem que tem!

gabarito enem - Descrição: CTA direcionando para a ferramenta do gabarito Enem Descomplica

Como foi o Enem Digital 2021

A edição de 2021 foi o segundo ano do Enem Digital. Nele, 101.100 candidatos puderam fazer a prova nessa modalidade – e o número deve aumentar a cada ano, segundo o Ministério da Educação (MEC) até que as provas impressas sejam substituídas totalmente em 2026. 

Só pôde fazer o Enem Digital quem já concluiu o Ensino Médio ou que está concluindo a etapa em 2021. Treineiros fizeram a versão impressa do exame. 

Com 180 questões, o Enem Digital tem o mesmo formato que a versão impressa. São quatro cadernos de questões e a redação, que deve ser feita à mão. Cada prova tem questões de múltipla escolha, que são apresentadas na tela do computador. 

Como novidade para 2021, a versão digital do Enem ganhou recursos de acessibilidade. Os participantes que tiverem pedido de atendimento aprovado pelo Inep poderão realizar, por exemplo, prova ampliada, super ampliadas e com contraste (voltada às pessoas com baixa visão), e locais de aplicação com acessibilidade. 

Novidade no exame: foto digital para a edição de 2021

Outra novidade trazida pelo Enem 2021 foi a necessidade de anexar uma foto digital atual. 

A foto teria que ser nítida, individual, colorida, com fundo branco e enquadrando o rosto inteiro até os ombros do candidato. Nela, o inscrito também não poderia usar óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares.

O que foi proibido no Enem 2021

Após a pandemia de Covid-19, foram necessárias algumas adaptações para aplicar a prova aos candidatos. As principais foram:

  • É proibida a entrada do participante no local de provas após o fechamento dos portões e sem a máscara de proteção contra a Covid-19;
  • O participante não pode permanecer no local de provas sem máscara de proteção facial;
  • Quem comparece ao local de aplicação das provas sem documento válido e/ou sem a máscara de proteção facial precisa aguardar fora do local de aplicação até que algum familiar ou conhecido leve;
  • Durante a identificação, é necessária a higienização das mãos com álcool em gel próprio ou fornecido pelo aplicador, antes de entrar na sala de provas;
  • A máscara deve cobrir totalmente o nariz e a boca, desde a entrada até a saída do local de provas. O participante pode levar máscara reserva para troca durante a aplicação;
  • O descarte da máscara de proteção contra a Covid-19, durante a aplicação do exame é feita pelo participante de forma segura, nas lixeiras do local de provas;
  • A ida ao banheiro é permitida desde que o participante seja acompanhado pelo fiscal, respeitando a distância prevista nos protocolos de proteção contra a Covid-19;
  • As mãos devem ser higienizadas ao entrar e sair do banheiro, e durante toda a aplicação do exame;
  • O participante que não utiliza a máscara cobrindo totalmente o nariz e a boca, desde sua entrada até sua saída do local de provas, ou recusar-se, injustificadamente, a respeitar os protocolos de proteção contra a Covid-19, a qualquer momento, é  eliminado do Exame, exceto para os casos previstos na Lei n.º 14.019, de 2020.

Lembrando que as regras também se aplicam para o segundo dia de prova, que acontece dia 28 de novembro.

Que horas acabou a prova no primeiro dia?

A primeira prova do Enem, realizada em 21 de novembro, terminou às 19h. O cronograma foi o seguinte:

Abertura dos portões: 12h

Fechamento dos portões: 13h

Início das provas: 13h30

Término das provas 1º dia: 19h

O que caiu no primeiro dia do Enem 2021?

O primeiro dia do Enem englobou 45 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, 45 questões de ciências humanas e suas tecnologias e redação.

Este é considerado, por muitos candidatos, como o dia mais “puxado” do Enem, que exige mais dedicação e esforço dos alunos.

Mas vem cá… Enquanto o Inep não libera o gabarito, que tal descobrir a sua nota no gabarito extraoficial do Descomplica? É só preencher seus dados na ferramenta que ela calcula tudo pra você! A taxa de precisão dos nossos cálculos é de 92%!

Ah! E não perca nosso aulão de revisão antes da segunda prova do Enem 2021! É só chegar e participar de graça! 

Veja também:
Gabarito Enem 2021 Prova Azul
Gabarito Enem 2021 Prova Rosa
Gabarito Enem 2021 Prova Amarela
Gabarito Enem 2021 Prova Branca