• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Saiba tudo sobre o Enem Digital 2021

Está ansiose pra saber se vale a pena se inscrever no Enem Digital 2021 ou fazer a prova tradicional? Calma que ainda tem um tempo pra você tomar essa decisão, mas, se você quer saber tudo sobre o Enem Digital 2021, vem na nossa que é sucesso!

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é aplicado no Brasil há mais de dez anos. Ele é o principal acesso dos estudantes brasileiros ao Ensino Superior e, por isso mesmo, avalia, anualmente, milhões de estudantes.

O Enem 2020 ganhou a novidade da prova digital, que chegará à segunda edição no Enem 2021.

Por meio do Enem Digital, o aluno tem seu desempenho avaliado e, com a nota, pode ingressar em uma universidade pública pelo SiSu, além de conseguir uma bolsa de estudos pelo ProUni ou financiamento estudantil com o Fies.

Dá uma olhada em como deve ser o Enem Digital 2021 e avalie se ele é ideal pra você!

Como será o Enem Digital 2021

O Enem Digital surgiu da necessidade do Inep em investir em um modelo de aplicação de prova mais barato e seguro. Nessa modalidade, o aluno faz o exame de forma online, diretamente em um computador (que fica em uma escola, não na casa dele).

Esse ponto, aliás, é super importante! Não adianta pensar que vai fazer o Enem online e sem sair de casa. Negativo, baby! 

O Enem Digital, assim como o modelo tradicional, é aplicado a partir de um computador em escolas definidas anteriormente. Aliás, o Ministério da Educação estima que, até 2026, o Enem será feito nesse modelo em todo o País.

Sobre a estrutura da prova, nada muda em relação à tradicional:

  • Feita em dois domingos;
  • 4 provas objetivas, com 45 questões cada uma;
  • 1 prova de redação, que será digitada em computador.

Na primeira edição, o valor da taxa de inscrição seguiu igual ao Enem tradicional, mas estima-se que, nos próximos anos, o preço da versão digital seja reduzido. Além disso, o número de inscritos, que inicialmente ficou limitado a 50 mil alunos, deve ser maior no Enem Digital 2021.

As inscrições para o Enem Digital 2021 acontecem da mesma forma que o modelo tradicional. Acesse o site oficial do exame na data em que as inscrições estiverem abertas e opte pela versão digital da prova. Fácil, né?

Quem pode fazer o Enem Digital? Vale a pena?

Na primeira edição do Enem digital, apenas 50 mil candidatos puderam se inscrever neste tipo de prova. Estima-se que o Enem Digital 2021 tenha mais inscritos, pois haverá mais vagas em outras localidades do País.

A princípio, puderam fazer o Enem Digital apenas candidatos de:

Belém (PA)

Belo Horizonte (MG)

Brasília (DF)

Campo Grande (MS)

Cuiabá (MT)

Curitiba (PR)

Florianópolis (SC)

Goiânia (GO)

João Pessoa (PB)

Manaus (AM)

Porto Alegre (RS)

Recife (PE)

Rio de Janeiro (RJ)

Salvador (BA)

São Paulo (SP)

Se você estiver se perguntando se vale a pena prestar o Enem Digital 2021, precisamos te contar algumas informações sobre a edição de 2020, aí você decide. Olha só:

  • As questões são feitas de maneira online, cerca de um mês depois da realização do Enem tradicional;
  • Há infográficos e vídeos na prova digital do Enem, o que a torna muito mais interessante;
  • O tempo de prova segue o mesmo: no primeiro domingo, o candidato terá cinco horas e trinta minutos para a realização do exame. No segundo domingo, serão cinco horas de exame;
  • Muitos candidatos que fizeram o Enem Digital 2020 informaram que consideraram a prova bastante fácil em relação à versão impressa. Não sabemos se isso se manterá para o Enem 2021;
  • De maneira geral, o resultado da aplicação do Enem Digital 2020 foi muito positivo e houve poucos relatos de problemas na realização da prova.

E o melhor de tudo isso é que, assim como o Enem escrito, o Enem digital permite que você utilize a nota para acessar qualquer curso superior e programas governamentais como SiSu, ProUni ou Fies.

🚨 Acesse o Simulador SiSu e confira suas chances 🚨

Faculdades particulares também consideram numa boa a nota do Enem Digital, então, se você está familiarizade a esse universo online e gosta de inovar, o Enem Digital 2021 é pra você. Embarque nessa!

O Descomplica te ajuda a se preparar pro Enem Digital 2021. Dá uma olhada nos nossos programas de cursos para o Enem e capriche na preparação!