Quer receber materiais gratuitos e conteúdos exclusivos? 😉

Insira seu e-mail e receba todas as novidades sobre o Enem 2018 em primeira mão

Enem 2018 será gratuito para aprovados no Encceja 2017

Exame será aplicado próximo dia 19

Na último domingo (12), o Ministro da Educação Mendonça Filho anunciou que os aprovados no Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos  (Encceja 2017) estarão isentos da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio do ano que vem (Enem 2018). Para conseguirem a certificação de Ensino Médio ou Fundamental, os candidatos precisam alcançar, no mínimo, 100 pontos em todas as áreas do conhecimentos aplicadas na prova. As notas vão de 60 a 180 pontos.

SABIA QUE O ENCCEJA COBRA AS MESMAS COMPETÊNCIAS DO ENEM?

Certificações

A função de certificar para o Ensino Médio foi conferida ao Enem até o ano passado. O Encceja Nacional Regular 2017 será aplicado na próximo domingo (19) para candidatos residentes no Brasil que não estejam em regime de privação de liberdade. Além disso, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ainda irá aplicar outras três edições do exame:

  • Encceja Nacional PPL 2017, voltado para Pessoas Privadas em Liberdade residentes no Brasil. As datas de aplicação são dias 19 e 20 de dezembro;
  • Encceja Exterior 2017, aplicado em 10 países no dia 10 de setembro;
  • Encceja Exterior PPL 2017, voltado para pessoas. O exame foi aplicado apenas em dez penitenciárias no Japão entre os dias 11 e 22 de setembro.

Encceja 2017

O Encceja é destinado para pessoas que não conseguiram terminar os estudos na idade prevista pela cronograma proposto pelo Ministério da Educação. O exame é totalmente gratuito.

Para participar, os candidatos devem cumprir apenas pré-requisitos relativos à idade. Os interessados em conseguir a certificação para o Ensino Fundamental devem ter 15 anos completos até o dia da aplicação do Exame. Enquanto os participantes que querem se certificar para o Ensino Médio devem ter 18 anos completos ou mais.

Esta edição do Encceja conta com mais de 1,5 milhão de inscritos. 301 mil participantes prestarão o exame focando na certificação do Ensino Fundamental e outros 1,2 milhão farão as provas do Ensino Médio. 564 municípios sediarão as provas.

Vai fazer o Encceja Nacional Regular? Aproveite para, assim que passar o exame, já começar a se preparar para o Enem 2018 para garantir sua vaga na faculdade em 2019! Estamos torcendo por você! 💪

 

int(1511481600)