• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Enem 2018: horário de verão é adiado

Horário de verão: o pedido de adiamento feito pelo Ministro da Educação, Rossieli Soares, foi acatado pelo Governo Federal. A mudança agora está prevista para o dia 18 de novembro, seis dias após o segundo domingo de provas.

O início do horário de verão estava programado para o dia 4 de novembro, primeiro domingo de provas do Enem. Após a coincidência ser percebida, Rossieli pediu ao Governo Federal que o início do horário de verão fosse adiado.

✏️ BAIXE O E-BOOK COM 40 CITAÇÕES PARA USAR NA SUA REDAÇÃO ✏️

Temendo que o novo horário causasse problemas à logística do exame, o Ministério da Educação (MEC) pediu ao presidente que adiasse a mudança dos relógios. O pedido foi acatado na última terça-feira (2/10). O decreto presidencial será publicado no Diário Oficial da União em breve.

Horários locais do Brasil já sofrem diferenças

Se o início do horário de verão e o exame ocorressem no mesmo dia, algumas regiões do país seriam prejudicadas. No Norte do país, por exemplo, alguns municípios têm até três horas de atraso em relação ao horário de Brasília. Caso o adiamento não fosse concedido, as equipes que trabalharão no exame iniciariam seu deslocamento ainda de madrugada.

Confira os horários locais de cada região

  • Região Nordeste e estados do Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Tocantins: portões abrem às 11h, fecham às 12h. As provas começam às 12h30;
  • Regiões Sul e Sudeste, Distrito Federal e Goiás: portões abrem às 12h, fecham às 13h. As provas começam às 13h30;
  • Estados do Amazonas, Rondônia e Roraima: portões abrem às 10h, fecham às 11h. As provas começam às 11h30;
  • Estado do Acre: portões abrem às 9h, fecham às 10h. As provas começam às 10h30.

Local de prova será divulgado em outubro

O INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) disponibilizará o cartão de confirmação para os candidatos do Enem 2018 no dia 22/10. O cartão informa a data, horário e local das provas. Estes dados são escolhidos de acordo com o endereço, que é informado pelo participante no ato da inscrição. O documento deve ser apresentado, obrigatoriamente, pelos inscritos, nos dois domingos de prova/de avaliação. Caso contrário, serão impedidos de realizar o exame.

Depois  dessa notícia, você já pode ficar mais de boas!  Uma coisa a menos para se preocupar, né? Nessa reta final, é importante que você relaxe e não deixe o nervosismo tomar conta da sua mente. Quer saber como fazer isso? Vem para o Aulão Relashow! Relaxe e aprenda na véspera do Enem e vá para a prova de boa na lagoa 🤙