• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Enem: 7 redes sociais podem te ajudar a passar na prova

Está estudando para o Enem e cansou de ouvir seus pais falando sobre você não largar o celular? Que perde tempo demais no Facebook, que conversa demais no WhatsApp e só está no Instagram à toa? Tá bem, talvez eles não estejam tão errados assim…

O ambiente virtual é praticamente a segunda casa de quase todo jovem, mas você pode usar isso a seu favor. Cada rede social tem um foco específico e pode se transformar em aliada no seu processo de aprendizado, é só usar com moderação e de forma inteligente!

CONFIRA O QUE E COMO ESTUDAR PARA O ENEM 2018 E CONQUISTE SUA VAGA ESSE ANO!

7 redes sociais para te ajudar no Enem

Mas olha só, hein!? Não estamos te oferecendo desculpas para ficar mais no celular e não aproveitar bem o seu tempo. A ideia é otimizar uma atividade que já faz parte da sua rotina e, com as práticas certas, tirar um bom proveito de algo que pode estar te atrapalhando!

1. Facebook

O Facebook é uma fonte inesgotável de informação. Você deve saber que para fazer o Enem é super importante estar antenado nas atualidades. A prova cobra conhecimento de mundo dos candidatos, principalmente na redação. Então, por que não fazer do Facebook um aliado nessa tarefa? Seguir portais de notícias é uma ótima prática, as novidades vão aparecer no seu feed e você vai se manter informado.

Além disso, todo mundo sabe: o Facebook é a rede social dos textões. O pessoal lá adora uma polêmica. Esses textos grandes são uma ótima oportunidade para você treinar sua capacidade de argumentação, que vai ser cobrada na redação. Vale ler os textos, prestar atenção nos argumentos do pessoal e, por que não, fazer os seus também!

Mas tome cuidado! A redação do Enem cobra um formato específico de texto, que é o dissertativo-argumentativo, e tem uma estrutura específica. Não é para reproduzir o textão do Facebook na hora da prova não, tá?!

2. Twitter:

Já o Twitter é a rede social dos microtextos, mas se engana quem pensa que isso não tem nada a ver com vestibular. Para o Enem, é super importante ter um bom poder de síntese na produção textual. Os temas da redação são, por vezes, complexos e você vai precisar dizer tudo o que quiser em apenas 30 linhas. Ou seja, super vale usar o Twitter para treinar o quanto você consegue reunir suas ideias num espaço determinado.

Essa rede social também é ótima para se manter antenado e saber das coisa antes de todo mundo: já percebeu como tudo acontece primeiro no Twitter? Notícia, polêmica, piada, meme, tudo começa no Twitter e depois ganha os quatro cantos da Internet. E sem contar nos Trending Topics, que sempre mostram o que está em alta no Brasil e no mundo.

3. Instagram:

O Instagram vai ser útil se você usar a rede social para seguir páginas de dicas, seja de vestibulandos, professores ou pessoas que já passaram no Enem. Existem muitas contas que compartilham dicas com os mais variados assuntos: podem ser relacionados a matérias, mas também sobre como se organizar melhor, como montar um bom cronograma, táticas para o dia da prova e mais!  O Descomplica tem um perfil no Instagram (@descomplica) e todo dia compartilhamos dicas por lá!

Ah, uma sugestão extra, que não é exatamente relacionada aos estudos, é seguir as páginas das universidades que você sonha em entrar! Assim, você já pode ir se familiarizando com o que rola na faculdade, além de ser uma ótima motivação para estudar com mais vontade!

4. YouTube:

O YouTube é outro que poder ser um super aliado. Vários canais do YouTube tem temas relacionados a estudos, com os mais diversos assuntos. Alguns ajudam a pessoa a se organizar, criar um bom ambiente de estudo, elencar o que deve ser prioridade e afins. Outros são canais pessoais, de pessoas que já fizeram vestibular e dividem como foi a experiência, esse tipo de vídeo é super comum por lá, principalmente de quem passou para cursos concorridos como engenharia, direito e medicina.

O Descomplica tem um canal com muito conteúdo para você aprimorar a preparação para o Enem. Dicas de estudo, vídeos sobre atualidades, sobre temas que podem cair na redação, paródias de músicas para te ajudar a decorar aquelas matérias complicadinhas, aulas de revisão e muito mais! Dá uma olhada: youtube.com.br/sitedescomplica

5. Pinterest:

O Pinterest é um grande mural de ideias. Por lá você pode ter ideias de como organizar seu cantinho de estudo ou como montar um cronograma de estudo. Outro tipo de conteúdo que é frequente no Pinterest são mapas mentais de assuntos específicos, então se você tiver querendo um esquema gráfico de alguma matéria, pode ser que ache por lá.

6. WhatsApp:

O Whatsapp não é exatamente uma rede social, o aplicativo é um mensageiro, mas é bem verdade que a gente perde horas por lá, principalmente nos grupos. E que tal usar esse recurso a favor dos seus estudos? Já pensou em criar um grupo de alguma disciplina específica e usa-lo para tirar dúvidas ou compartilhar conhecimento? O grupo pode ser um ótimo ambiente de troca, talvez você seja ótimo em alguma matéria e pode ajudar quem não é lá tão bom assim, e ao mesmo tempo pedir ajuda nas que são seu ponto fraco.

7. Netflix:

O Netflix é outra plataforma que também não é rede social, mas que com certeza consome bastante seu tempo. Então, bora fazer dele um parceiro na aprovação? Várias séries podem te ajudar! Dá uma olhada nesse artigo com várias dicas de entretenimento que podem te ajudar em biologia!

Se você está no time dos que quase moram no mundo virtual, temos uma cartada final para você garantir sua vaga na universidade, sem sofrimento! O Descomplica tem um curso perfeito, são mais de 30 mil videoaulas, monitorias online, redações corrigidas, várias aulas ao vivo e um material de apoio super completo com tudo que você precisa para passar no Enem. Vamos juntos?