• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Enem 2017 terá questões traduzidas do português para LIBRAS

 

O edital do Enem para o ano de 2017 veio cheio de mudanças. Uma delas foi o novo formato para candidatos com deficiência auditiva: as questões da prova serão gravadas em vídeo com as suas respectivas traduções para Linguagem Brasileira de Sinais, mais conhecida como LIBRAS. Outros recursos específicos também serão disponibilizados para candidatos com outras necessidades, como a versão da prova em braile, para estudantes com algum tipo de deficiência visual. 

Vai funcionar assim: a prova será aplicada em uma sala à parte das demais em que o candidatos irão assistir os vídeos contendo as explicações em LIBRAS. Cada questão poderá ser repetida três vezes e intérpretes estarão presentes para tirarem dúvidas pontuais que não interfiram no sentido do enunciado da pergunta. Depois disso, cada um preenche o caderno de respostas normalmente. Legal, né? Mesmo que o recurso ainda esteja em fase experimental, já é uma medida importante para incluir cada vez mais pessoas no ensino superior!

Quem precisar pode optar por esse recurso no momento da inscrição. Mas é importante lembrar que é preciso enviar um laudo médico comprobatório pelo site do Inep e os pedidos só podem ser alterados até o fim do período de inscrição. Se o pedido for aceito, o candidato terá 60 minutos adicionais para terminar a prova. Fica ligado que não vale levar o documento no dia da prova nem mandar por qualquer outro meio que não seja o do sistema oficial. Mesmo que o seu documento esteja de acordo com os padrões do Inep, ele não será considerado. 🙁

Essa é só uma das mudanças que vão valer para a edição do Enem desse ano! A gente preparou todas elas para você conferir aqui. E não se esqueça: as inscrições para a edição do Enem 2017 vão começar daqui a pouco, no dia 8 de maio, e seguem até às 23h59m do dia 19 de maio.