• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Inep amplia o uso de detectores de metais no Enem 2017

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) irá garantir que todos os banheiros nos locais de prova no Enem 2017 sejam fiscalizados com detectores de metais. Ao todo, serão utilizados 67 mil detectores de metal e a perspectiva é que haja um dispositivo para cada 100 participantes.

SE LIGA NESSE PLANO DE COMO ESTUDAR A 5 SEMANAS DO ENEM 😉

A medida faz parte do aumento da estrutura de segurança da prova. Além do uso maior de detectores de metais, o Enem 2017 ainda irá contar também com detectores de ponto eletrônico e prova personalizada com os dados de cada candidato – estas duas últimas medidas são inéditas na aplicação do Exame. O sistema são ações do Inep para fortalecer a isonomia entre os participantes.

Enem 2017

O edital do Enem 2017 veio com uma série de mudanças. Entre as principais delas estão:

  •  O Exame será aplicado em dois domingos consecutivos -5 e 12 novembro;
  • a prova não vale mais como certificação do ensino médio;
  • a Redação será aplicada no primeiro dia de avaliações, junto com as provas de Linguagens e Ciências Humanas.

Nova banca

Maria Inês Fini, Presidente do Inep, confirmou em coletiva de imprensa na sede do instituto que o consórcio formado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) e Fundação Cesgranrio irá formar a nova banca do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano.

Porém, segundo uma nota de esclarecimento por parte do mesmo instituto: “a elaboração do Enem é de responsabilidade do Estado brasileiro, por intermédio do Inep”. A FGV e Cesgranrio serão responsáveis pela correção da prova objetiva, enquanto a Fundação Vunesp revisará as redações. Apesar da nova banca do Enem 2017, o modelo da prova segue o mesmo. As orientações de como corrigir as redações ainda vão obedecer o modelo de correção do próprio Inep e as provas objetivas serão divididas pelas competências de conhecimento das edições anteriores.

Ficou ligado nessa novidade? Todos os candidatos precisam ficar super atentos ao processo de prova – o Enem está com uma fiscalização cada vez mais rígida! Agora é focar 100% na revisão nesta reta final e partir para garantir sua vaga na faculdade ano que vem! Bora nessa? 😉