• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

As inscrições no Encceja Nacional Regular estão abertas

A prova será aplicada dia 22 de outubro

As inscrições para o Encceja Nacional Regular, Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, para o ano de 2017 estão abertas até o dia 18 de agosto. As inscrições são gratuitas e os interessados devem concluir seu registro no próprio site do Inep, órgão responsável pela avaliação. A partir deste ano, a prova volta a certificar para Ensino Fundamental e Médio. Desde 2009,a função era conferida ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A prova será aplicada no dia 22 de outubro, nos turnos da manhã e da tarde.

SE LIGA AQUI NESSE CRONOGRAMA FADÃO PARA ESTUDAR PARA O ENEM

Os interessados em se inscrever no exame devem informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e do número do documento de identificação. Além disso, no momento da inscrição, o candidato precisa especificar para qual escolaridade está buscando o certificado e a Secretaria Estadual de Educação ou o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia gostaria de solicitar o certificado escolhido.

A prova é destinada a pessoas que não concluíram a escolaridade na idade regular. A prova é gratuita, voluntária e baseada nas mesmas competências do Enem. Os únicos requisitos necessários para realizar a prova são os referentes da idade: os candidatos em conseguir a certificação Ensino Fundamental devem ter, no mínimo, 15 anos completos. Enquanto os interessados na comprovação da conclusão do Ensino Médio, devem ser jovens de, pelo menos, 18 anos completos até o dia da prova.

Além do exame nacional regular, destinados a pessoas em liberdade residentes no brasil, o Inep irá organizar outros três edições do exame: Encceja para brasileiros residentes no exterior, Encceja para Pessoas Privadas de Liberdade residentes no Brasil e Encceja para Pessoas Privadas de Liberdade residentes no exterior. Mesmo assim, fica ligado no Enem porque esse ainda é o exame que pode garantir a sua vaga na faculdade. Neste ano, as provas serão realizadas nos dias 5 e 12 de novembro, dois domingos consecutivos, e o Descomplica está do seu lado na luta pelo sonho de entrar no ensino superior ano que vem! Vamos juntos nessa? 😉

Encceja Nacional Regular

Edital: divulgado dia 25 de julho no Diário Oficial da União

Inscrições:  7 a 18 de agosto

Prova: 22 de outubro

Custo: Zero! A prova é gratuita e voluntária.

Onde: em 564 escolas que ainda serão divulgadas