• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Encceja volta a certificar para o Ensino Médio

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou ontem (26) o cronograma do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) deste ano. O edital será publicado no dia 24 de julho e os interessados poderão se inscrever entre os dias 7 e 18 de agosto para a edição nacional. A prova passa a certificar tanto a conclusão do ensino médio,  função conferida ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) desde 2009, quanto a do ensino fundamental. O exame será aplicado no Brasil e em alguns países no exterior.

Segundo a presidente do Inep, Maria Inês Fini, o Encceja tem as mesmas referências do ENEM e é mais amigável para os adultos e jovens que não conseguiram a escolaridade da idade adequada, porém não necessariamente é mais fácil. A prova é dividida entre as mesmas áreas de conhecimento do Exame  – Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Redação – em que cada uma é composta por 30 habilidades. Os participantes devem acertar, no mínimo, 50% da prova e tirar cinco na Redação para conseguir o certificado.

A prova é gratuita, voluntária e terá quatro aplicações durante o segundo semestre de 2017: o Encceja Nacional, o Encceja Nacional PPL, voltado para o público privado de liberdade, o Encceja Exterior – presente em 10 países-, além do Encceja Exterior PPL, realizado apenas no Japão e na Guiana Francesa. O exame nacional para o público regular será aplicado no dia 22 de outubro, pela manhã e tarde, e será aplicado em 564 cidades brasileiras, porém a lista dos locais ainda não foi divulgada.

Apesar de ser voluntária, a prova requer uma idade mínima para ser feita. Os interessados em conseguir a certificação do ensino fundamental devem ter, pelo menos, 15 anos. Já os que queiram a declaração de ensino médio devem ser maiores de 18 anos. Como a prova não era aplicava desde 2014, a estimativa para esse ano é de 222.180 participantes no ensino fundamental e de 815.731 candidatos de nível médio.

A mudança foi realizada por conta das melhorias no ENEM divulgadas na Consulta Pública no começo do ano. Maria Inês Fini ainda complementou sobre a prova: “O Encceja é o instrumento mais adequado para avaliar o desempenho desses adultos ou jovens que perderam a escolaridade na idade certa”, afirma a representante do instituto, “o Enem se caracteriza, desde 2009, muito mais como exame adequado para o acesso à educação superior”, finaliza.

Encceja é totalmente coordenado pelo Inep. Acompanhe todas as novidade sobre o exame se você também estava pensando em conseguir a certificação do ensino médio pelo ENEM e fique ligado nas datas que as provas estão logo aí! 😉

Encceja Nacional Regular
Edital: será divulgado dia 24 de julho
Inscrições:  7 a 18 de agosto
Prova: 22 de outubro
Custo: Zero. A prova é gratuita!
Onde: em 564 escolas que ainda serão divulgadas