• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Edital SiSU 2022: Inscrições, Quem Pode Fazer E Resultados

Quer fazer o SiSU 2022 e já tá na ansiedade pra saber tudo a respeito do exame? Então se liga que saiu o edital do SiSU 2022! Este documento, divulgado no site do programa do Governo Federal, traz tudo o que você precisa saber, incluindo período de inscrições, quem pode participar, como funciona o programa, resultados, etc.

Gratuitas, as inscrições para o SiSU 2022 são feitas pelo site do MEC. Elas dão acesso a vagas e oportunidades em faculdades públicas para todos que prestaram o Enem e se enquadram nas especificações listadas no edital.

E aí? Quer conhecer a íntegra do edital 2022 do SiSU e ficar por dentro do exame? Então vem com a gente!

Que dia abre o SiSU 2022?

O edital do SiSU informa que as inscrições para participação no SiSU 2022 serão efetuadas exclusivamente pela internet, no site do programa, de 15 de fevereiro de 2022 até 18 de fevereiro de 2022.

Para fazer sua inscrição, o candidato precisará:

Efetuar seu cadastro no “Login Único” do governo federal e criar uma conta gov.br, ou inserir o seu CPF e senha, caso já possua uma conta gov.br.

Importante: só poderá se inscrever no processo seletivo do SiSU 2022 quem participou do Enem 2021 e que tenha obtido nota acima de zero na prova de redação.

Como o candidato pode se inscrever no processo seletivo do SiSU em até duas opções de vaga, é preciso especificar, no momento da inscrição:

Em ordem de preferência, as suas opções de vaga em instituição de educação superior participante, local de oferta, curso, turno e a modalidade de concorrência.

Durante o período de inscrição, o candidato poderá alterar as suas opções, bem como efetuar o seu cancelamento.

O resultado da chamada regular será divulgado no dia 22 de fevereiro de 2022 e estará disponível no site do SiSU.

Quando abrem SiSU e Prouni 2022?

Como já dissemos anteriormente, as inscrições para o SiSU 2022 têm início em 15 de fevereiro. 

Já as inscrições para o ProUni 2022 começam em 12 de janeiro e vão até 15 de janeiro de 2022. 

O resultado da primeira chamada sai em 19 de janeiro. A segunda chamada é divulgada em 1º de fevereiro e o resultado da lista de espera acontece em 22 de fevereiro.

Quando abrem as inscrições para o Fies 2022?

O Fies, programa do Governo que concede financiamento estudantil a inúmeros estudantes todos os anos, usa a nota do Enem para selecionar candidatos que terão direito ao benefício.

O Fies 2022 vai oferecer 110.925 vagas. As inscrições para o processo são gratuitas e feitas no portal do Fies

Neste caso, assim como no ProUni e no SiSU, a classificação dos candidatos é feita com base na nota obtida na edição mais recente do Enem. A diferença é que, para o Fies, quem fez uma das edições do Enem, a partir de 2010 até a mais recente, também pode se inscrever.

Segundo o edital do MEC, as inscrições para o Fies 2022 acontecem de 8 a 11 de março.

Quem pode se inscrever no Fies 2022?

Para se inscrever no Fies, o candidato deve se adequar a algumas premissas. São elas:

  • Possuir renda de até três salários mínimos por residente;
  • Não ser bolsista; 
  • Ter obtido nota mínima de 450 no Enem.

2022 é o ano, meu bem! Tem SiSU, ProUni e Fies batendo à porta e trazendo várias oportunidades pra você cursar um Ensino Superior. Saiba tudo aqui no Descomplica e venha estudar com quem entende do assunto!