• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Tudo sobre o edital Sisu 2020

O edital do Sisu 2020 foi oficialmente divulgado pelo Ministério da Educação (MEC)! Como você sabe, por meio do programa, estudantes ao redor do Brasil utilizam suas notas do Enem para se candidatarem em universidades públicas. O material destaca o calendário da edição deste ano, além de todos os procedimentos para inscrição no sistema.

Para te ajudar, o Descomplica separou as principais informações do edital Sisu 2020. Assim, não perca tempo e fique por dentro do que realmente importa agora mesmo. Confira:

TEM OUTRAS DÚVIDAS? SAIBA MAIS SOBRE O SISU!

Inscrições Sisu 2020

De acordo com o edital, as inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, por meio do site do Sistema de Seleção Unificada, entre os dias 21 e 26 de janeiro de 2020. Cada candidato poderá concorrer no processo seletivo do Sisu em até 2 (duas) opções de vaga.

Além disso, o Sisu oferta vagas de ampla concorrência e aquelas destinadas às políticas de ações afirmativas, como as cotas. O número total de vagas disponíveis para cada curso, assim como o número de instituições participantes do programa, ainda será divulgado. Por isso, fique ligado!

Quem pode se inscrever no Sisu 2020?

Somente poderá participar do processo de seleção do Sisu 2020 o candidato que tenha participado do Enem 2019 e que tenha obtido nota acima de zero na redação do Exame.

Como se inscrever no Sisu passo a passo

Como falamos anteriormente, os candidatos ao Sisu 2020 poderão concorrer em até 2 (duas) opções de vaga. No momento da inscrição ao processo seletivo, será necessário:

  • Escolher, em ordem de preferência, as duas vagas disponíveis nas instituições de ensino participantes do programa (incluindo local, curso e turno);
  • Optar por uma modalidade de concorrência (vaga de ampla concorrência ou uma opção referente a políticas de ações afirmativas). É proibido se inscrever em modalidades diferentes na mesma oferta;
  • Durante a inscrição (21 a 26 de janeiro), o candidato poderá alterar suas opções de vagas ou, até mesmo, cancelá-las;
  • A candidatura no Sisu 2020 acontecerá por meio da última atualização confirmada pelo candidato no sistema.

QUER SABER SUAS CHANCES DE ENTRAR NA UNIVERSIDADE? COMPARE SEU RESULTADO NO ENEM COM AS MENORES NOTAS DE CORTE SISU 2019

Como funciona o resultado do programa

O resultado da primeira chamada do Sisu 2020 vai acontecer em 28 de janeiro! O candidato deve consultar o resultado na página oficial do Sisu e nas instituições de ensino em que se inscreveu no sistema.

Critérios de desempate do Sisu 2020

O edital Sisu 2020 ainda determina a ordem de critérios da classificação do processo seletivo, de acordo com a nota do Enem obtida pelo candidato:

I – Maior nota na redação;

II – Maior nota na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;

III – Maior nota na prova de Matemática e suas Tecnologias;

IV – Maior nota na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;

V – Maior nota na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Qual o processo de matrícula Sisu 2020

Viu seu nome na lista dos classificados do Sisu 2020? Curta muito essa sensação, mas ainda é preciso seguir alguns passos para conquistar sua tão merecida vaga! A matrícula na instituição em que você foi selecionado por meio da chamada regular deve acontecer entre os dias 29 de janeiro a 04 de fevereiro de 2020.

Fique atento para o local, dia e horário da matrícula, que são diferentes para cada instituição. Desse modo, é preciso verificar o edital próprio da universidade. Lembre-se: é responsabilidade do candidato seguir os procedimentos e disponibilizar os documentos necessários para a matrícula, respeitando o prazo estipulado pela instituição.

Como funciona a lista de espera do Sisu

O edital do Sisu 2020 também destaca os procedimentos para os candidatos que não foram selecionados na chamada regular. Funciona assim: o candidato deve registrar seu interesse em participar na lista de espera na página do Sisu entre os dias 29 de janeiro a 04 de fevereiro de 2020.

É importante destacar que será possível registrar o interesse em apenas um dos cursos que o candidato havia se inscrito durante a chamada regular. A eventual convocação na lista de espera é de responsabilidade das instituições, por meio de um edital próprio.

Calendário Sisu 2020.1

Falamos no post sobre as principais datas divulgadas no edital Sisu 2020. Porém, para você não se perder, separamos aqui todas as etapas do programa. Anote todas e boa sorte!

  • Inscrição: 21 a 26 de janeiro;
  • Resultado da chamada regular: 28 de janeiro;
  • Matrícula dos aprovados na chamada regular: 29 de janeiro a 4 de fevereiro;
  • Lista de Espera: 29 de janeiro a 4 de fevereiro;
  • Convocação dos aprovados na lista de espera: 7 de fevereiro a 30 de abril.

Agora que você sabe tudo sobre o edital Sisu 2020, fique de olho em nossos outros conteúdos sobre o assunto!